“ENCONTRA-SE À DISPOSIÇÃO DE TODOS DONA IVONE”: UM PERCURSO INVESTIGATIVO SOBRE EXPRESSÕES RELIGIOSAS AFRO-BRASILEIRAS PRESENTES EM JATAÍ-GO NOS ANOS 1980

Conteúdo do artigo principal

Clarissa Adjuto Ulhoa

Resumo

Com o intuito de contemplar um pouco da história das comunidades de terreiro da cidade de Jataí, a equipe do Museu Histórico Francisco Honório de Campos promoveu a Exposição Terreiros de Fé no mês de maio de 2017. No processo de pesquisa que antecedeu a exposição foi possível entrar em contato com quatro casas de candomblé, sendo que aquela que mais tempo atua na cidade abriu suas portas no ano de 2000. Diante desse dado, ficamos a nos perguntar se antes disso existiam comunidades de terreiro em Jataí. Nesse meio tempo entramos em contato com o anúncio de Dona Ivone, que oferece ao público da cidade serviços como o de jogo de búzios, além de reivindicar origem na casa de Mãe Menininha de Gantois. O presente artigo consiste em um percurso investigativo sobre as expressões religiosas afro-brasileiras na Jataí dos anos 1980, tomando por base o anúncio de Dona Ivone.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
ULHOA, C. A. “ENCONTRA-SE À DISPOSIÇÃO DE TODOS DONA IVONE”: UM PERCURSO INVESTIGATIVO SOBRE EXPRESSÕES RELIGIOSAS AFRO-BRASILEIRAS PRESENTES EM JATAÍ-GO NOS ANOS 1980. Revista Mosaico - Revista de História, Goiânia, Brasil, v. 16, n. 1, p. 155–169, 2023. DOI: 10.18224/mos.v16i1.12364. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/12364. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Artigos de Dossiê
Biografia do Autor

Clarissa Adjuto Ulhoa, Universidade Federal de Jataí

Doutora e mestre em História pela Universidade Federal de Goiás. Especialista em História da África e do Negro no Brasil pela Universidade Cândido Mendes. Bacharel em Arqueologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás e licenciada em História pela Universidade Estadual de Goiás. Docente do Curso de História da Universidade Federal de Jataí.