Sobre a Revista

A revista Mosaico é um periódico do Programa de Pós-Graduação em História da PUC Goiás que enfatiza, na grande área das ciências humanas, os estudos históricos e culturais, de forma interdisciplinar, para divulgação da produção científica e para o estabelecimento de intercâmbio com outras instituições locais, nacionais e internacionais. Publica em Fluxo Contínuo, em português, inglês e espanhol.

Edição Atual

v. 17 n. 2 (2024): “História, Educação Histórica e Diversidade”
					Visualizar v. 17 n. 2 (2024): “História, Educação Histórica e Diversidade”

Capa: Fotografia de Marcos Evaristiney Beltrão
Fonte: Laboratório de Informática UEG Jussara.
Direção do projeto fotográfico: Wilson Sousa Gomes.

Organizadores:
Eduardo José Reinato (PUC Goiás)
Wilson de Souza Gomes (UEG/PUC Goiás)

O dossiê “História, Educação Histórica e Diversidade busca motivar e reunir pesquisadores de todas as regiões do país e de diversas instituições e níveis de ensino. Nesse sentido, a Revista Mosaico como um periódico que contribui para a grande área das ciências humanas, os estudos históricos e culturais, de forma interdisciplinar, receberá produções científicas que fortaleçam o Campo do Conhecimento em História. Na defesa de que a História (conhecimento científico), a Teoria da História, a História da Historiografia, a Educação Histórica e a Diversidade são aspectos substanciais da produção do conhecimento histórico, são bem-vindos artigos que contribuíam para a tonificação dessas áreas de pesquisa.

Logo, receberemos contribuições que permitam pensar a história, a educação histórica e a diversidade como um aspecto dialógico, formador de identidade e consciência crítica. Ancorados em Jörn Rüsen (2001, 2007a, 2007b), Isabel Barca (2001), Estevão Rezende Martins e Maria Auxiliadora Schmidt (2011) o conhecimento histórico possui a função social formativa do cidadão, da compreensão e respeito à diversidade cultural. Ao receber resultados e textos que tenham por base a leitura dos diferentes universos culturais construídos historicamente a ideia e reunir e divulgar a produção científica, estabelecer intercâmbio institucional e intelectual com pensadores locais, regionais, nacionais e internacionais.

 
Publicado: 11.11.2024

Editorial

  • HISTÓRIA, EDUCAÇÃO HISTÓRICA E DIVERSIDADE CULTURAL, UM MUTIRÃO NA REVISTA MOSAICO

    Eduardo José Reinato; Eduardo Sugizaki; Wilson Sousa Gomes
    2-7
    DOI: https://doi.org/10.18224/mos.v17i2.14833

Artigos de Dossiê

  • PENSANDO O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA INDÍGENA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: LEIS E PRÁTICAS

    Tatiane Soethe Szlachta, Bruna Cataneo Zamparetti
    8-26
    DOI: https://doi.org/10.18224/mos.v17i2.12853
  • HISTÓRIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: REFLEXÕES A PARTIR DE UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

    Bárbara Cecília Spohr, Cristina Rolim Wolffenbüttel
    27-44
    DOI: https://doi.org/10.18224/mos.v17i2.13188
  • TECNOLOGIAS ASSISTIVAS E HUMANIZAÇÃO DAS RELAÇÕES ENSINO-APRENDIZAGEM COM ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS: UM ESTUDO NUMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE UBERABA, MG

    Aparecida Rosário de Oliveira Silva, Otaviano José Pereira, Anderson Claytom Ferreira Brettas
    45-61
    DOI: https://doi.org/10.18224/mos.v17i2.13444
  • HANNAH ARENDT: A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA FORMAÇÃO HUMANA E POLÍTICA DA CRIANÇA

    Junior César Ferreira de Castro, Maria Zeneide Carneiro Magalhães de Almeida
    62-73
    DOI: https://doi.org/10.18224/mos.v17i2.13698
  • O GRUPO LGBTQIAPN+ NO MUSEU DO HOLOCAUSTO DE CURITIBA: AMPLIANDO VOZES E DIALOGANDO COM O ENSINO DE HISTÓRIA

    Helena Ragusa Granado, Izabela
    74-91
    DOI: https://doi.org/10.18224/mos.v17i2.13761
  • A CAPOEIRA NA FORMAÇÃO DE AGENTES HISTÓRICOS

    Wilson de Sousa Gomes
    92-102
    DOI: https://doi.org/10.18224/mos.v17i2.13765
  • O PATRIMÔNIO CULTURAL BRASILEIRO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DOS DISPOSITIVOS LEGAIS À PRÁTICA DOCENTE

    Karla Maria Silva, Leandro Brunelo
    103-116
    DOI: https://doi.org/10.18224/mos.v17i2.13971
  • EXPERIÊNCIA E IMAGEM NA AMBIVALÊNCIA DO ORIGINÁRIO EM RONDÔNIA O TRABALHO COMO DISCURSO PERFORMATIVO

    Rodrigo Tavares Godoi
    117-133
    DOI: https://doi.org/10.18224/mos.v17i2.14114
  • TRAÇOS DE UMA NOVA CULTURA SONORA NA CIDADE DE SÃO PAULO (INÍCIO DO SÉCULO XX)

    Nathália Francisca Fernandes Ramos , José Geraldo Vinci de Moraes
    134-147
    DOI: https://doi.org/10.18224/mos.v17i2.14211
  • DIREITOS HUMANOS, HISTÓRIA, HISTORIOGRAFIA E EDUCAÇÃO: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA EDUCACIONAL REFLEXIONES A PARTIR DE UNA EXPERIENCIA EDUCATIVA

    Aruanã Antonio dos Passos, Antonio Marcos Myskiw
    148-157
    DOI: https://doi.org/10.18224/mos.v17i2.14514
  • DO TESTEMUNHO À TRAMA HISTÓRICA: UM ESTUDO SOBRE AS PRÁTICAS DE SOCIABILIDADES NOS CINEMAS DE NATAL (1911-1929)

    Karine Maria Lima Lopes
    158-177
    DOI: https://doi.org/10.18224/mos.v17i2.14577

Resenhas

  • PARA A HISTÓRIA DE UM SENTIMENTO: A NECESSIDADE DE SEGURANÇA

    Eduardo Reinato
    178-181
    DOI: https://doi.org/10.18224/mos.v17i2.13704

Nominata

  • Nominata

    182
    DOI: https://doi.org/10.18224/mos.v17i2.14905
Ver Todas as Edições

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA DA PUC GOIÁS LANÇA CANAL DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

O Programa de Pós-Graduação em História da PUC Goiás criou uma ferramenta para ampliar a divulgação científica a partir das produções docentes e discentes: no dia 21 de setembro, às 19 horas, estreia o primeiro programa do canal Histórias em Mosaico, disponibilizado na plataforma de vídeos YouTube.

Vejam na íntegra a reportagem nos links abaixo: