PLANEJAMENTO COLABORATIVO:

REPENSANDO A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO PARA ALÉM DA SEPARAÇÃO DISCIPLINAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18224/hab.v21i2.13399

Palavras-chave:

Projeto de Aprendizagem, Diálogo de saberes, Pensamento Integral, Cosmovisão, Prática reflexiva

Resumo

A experiência apresentada está localizada na Escola Normal Bilíngue e Intercultural de Oaxaca, México, com estudantes da licenciatura em Educação Pré-Escolar e Primária Intercultural Bilíngue. O projeto de aprendizagem integral baseia-se nas necessidades de aprendizagem que se dão na formação inicial dos futuros professores da educação básica. Neste momento se recupera a visão de mundo dos povos indígenas e se estabelece um diálogo de saberes com a chamada ciência ocidental, o que se realiza com planos de estudo que recuperam as experiências de aprendizagem que foram desenvolvidas em contextos multiculturais e multilíngues e consolidam uma aprendizagem situada e contextual

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Biografia do Autor

Enrique Francisco Antonio, Facultad de Estudios Superiores Aragón, UNAM

Originário do Povo Mixe (Ayuuk Jya'ay) Oaxaca, México, Dr. em Pedagogia pela Universidade Nacional Autônoma do México, Prof. da Escola Normal Bilíngue e Intercultural de Oaxaca e da Faculdade de Estudos Superiores de Aragão, UNAM. Coordenada. Geral para a transformação curricular das Escolas Normais com abordagem Intercultural Bilíngue.

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Publicado

23-02-2024

Como Citar

FRANCISCO ANTONIO, E. PLANEJAMENTO COLABORATIVO:: REPENSANDO A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO PARA ALÉM DA SEPARAÇÃO DISCIPLINAR. Revista Habitus - Revista do Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia, Goiânia, Brasil, v. 21, n. 2, p. 511–528, 2024. DOI: 10.18224/hab.v21i2.13399. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/habitus/article/view/13399. Acesso em: 15 out. 2024.