DOSSIÊ: FORMAS ATUAIS DE UMA NOVA ARQUEOLOGIA NA AMAZÔNIA
Estudos arqueológicos realizados sobre e na Amazônia seguiram a lógica tenaz e presente de outras publicações científicas sobre a região, sendo amplamente descritos e divulgados por “pessoas de fora”. Felizmente, nos últimos 20 anos esse cenário começou a mudar. Pessoas com histórias plurais e oriundas de contextos Amazônicos diversos estão sendo formadas e têm realizado arqueologia em seus próprios termos.
Neste processo, muitas vezes extremamente difícil, povos amazônicos contribuem com pontos de vista, histórias e identidades para suas próprias investigações. Essa transformação, combinada às abordagens éticas e uma arqueologia mais aberta, tem permitido que as histórias de comunidades tradicionais, indígenas, quilombolas, ribeirinhas, beiradeiras e tantas outras começassem a aparecer em publicações e serem contadas por elas mesmas. Este é um momento importante de contra-colonização e de início de uma reparação histórica para a arqueologia, que durante muitos anos esqueceu as pessoas que se veem ou que crescem na história Amazônica.
A partir desta constatação propusemos o simpósio “Formas atuais de uma nova arqueologia na Amazônia” no VI Encontro Internacional de Arqueologia Amazônica, realizado em 2024, em San José del Guaviare na Colômbia. Neste simpósio foram convidadas pessoas que trazem novos olhares para a prática arqueológica, olhares de dentro da Amazônia. Esse dossiê nasceu dessa experiência.
Espera-se que o dossiê some ao movimento de contra-colonizar a arqueologia da Amazônia, um convite para profissionais da arqueologia que trazem em suas pesquisas e histórias de vida as distintas faces da arqueologia amazônica. Além disso, espera-se também trabalhos realizados junto a pessoas da Amazônia. Acreditamos que esse processo também passa pela formação e ensino da arqueologia, que na Amazônia se mescla a realidades regionais específicas. Portanto, também são esperadas contribuições que tenham o fazer arqueológico como uma “prática de liberdade”.
A revista Habitus informa que está recebendo, até o dia 15/08/2025, artigos em língua portuguesa ou estrangeira, bem como resenhas de obras recentes que tratem do tema deste Dossiê. Além disso, o periódico também aceita, em fluxo contínuo, submissões de artigos de temática livre.
A Habitus é um periódico revisado por pareceristas ad hoc, e as submissões devem ser realizadas exclusivamente pelo site da revista, seguindo as diretrizes disponíveis em: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/habitus/index.
Para dúvidas ou mais informações, entre em contato com os editores responsáveis pelo e-mail: [email protected].
Editoras Convidadas:
Anne Rapp Py-Daniel - Universidade Federal do Oeste do Pará
Márjorie do Nascimento Lima - Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá
Editores Responsáveis:
Marlene C. Ossami de Moura – PUC Goiás/IGPA
Sibeli A. Viana – PUC Goiás/IGPA