FRONTEIRAS DA PERSONAGEM: ENTRE AUTONOMIA E HETERONOMIA

Autores

  • Elizete Albina Ferreira PUC Goiás

DOI:

https://doi.org/10.18224/gua.v9i2.8700

Palavras-chave:

Personagem, Figuração, Refiguração, Autonomia, Heteronomia

Resumo

O intento do presente estudo é lançar um olhar analítico sobre o processo composicional que efetiva a condição de autonomia e heteronomia da personagem. A partir dos conceitos de figuração e refiguração, pretende-se ilustrar como Julião, personagem do conto “O leproso”, de Miguel Torga, publicado em Novos contos da montanha (1944), se desenvolve como entidade, com vida autossuficiente. Entende-se por figuração o modo como as personagens são constituídas em contextos específicos com os quais se relacionam, e refiguração no modo como se figuram pelo viés dos discursos sobre elas presentes na narrativa. As colocações teóricas pautam-se nos postulados de Carlos Reis (2018), Miguel de Unamuno (2015), Wayne C. Booth (1980), Michael Foulcault (1999; 2001)

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Biografia do Autor

Elizete Albina Ferreira, PUC Goiás

Doutora em Estudos Literários pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professora de Literatura da Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Referências

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Publicado

04.12.2020

Como Citar

FERREIRA, E. A. FRONTEIRAS DA PERSONAGEM: ENTRE AUTONOMIA E HETERONOMIA. Revista Guará - Revista de Linguagem e Literatura, Goiânia, Brasil, v. 9, n. 2, p. 127–136, 2020. DOI: 10.18224/gua.v9i2.8700. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/guara/article/view/8700. Acesso em: 18 fev. 2025.

Edição

Seção

Artigos