DIÁLOGOS COM A EDUCAÇÃO BÁSICA SOB CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA INTERVENTIVA: PERSPECTIVAS PARA UM OLHAR INVESTIGATIVO*
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Downloads
Detalhes do artigo
Referências
BARBIER, Renné. A pesquisa-ação. Trad. Lucie Didio. Brasília: Líber Livro Editora, 2004.
CONTRERAS, José. A autonomia de professores. Tradução de Sandra Trabucco Valenzuela. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
FRANCO, Luiz Fernando. Racionalidade técnica, pesquisa colaborativa e desenvolvimento profissional de professores. In: PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro (org.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2008. p. 219-223.
FRANCO, Maria Amelia Santoro. Prática docente universitária e a construção coletiva de conhecimentos: possibilidades de transformações no processo ensino-aprendizagem. In: PIMENTA, Selma Garrido; ALMEIDA, Maria Isabel (org.). Pedagogia universitária: caminhos para a formação de professores. São Paulo: Cortez, 2011. p. 159-187.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 23. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.
FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. Rio de Janeiro: Olho d’água, 1997.
FREIRE, Paulo. Política e Educação. 9. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2014.
GARCIA, Regina Leite. Para quem investigamos – para quem escrevemos: reflexões sobre a responsabilidade social do pesquisador. In: GARCIA, Regina Leite (org.). Para quem pesquisamos para quem escrevemos: o impasse dos intelectuais. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2011. p. 15-41.
MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa. Para quem e como se escreve no campo do currículo. In: GARCIA, Regina Leite (org.). Para quem pesquisamos para quem escrevemos: o impasse dos intelectuais. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2011. p. 97-125.
PEREIRA, Antônio. Pesquisa de intervenção em educação. Salvador: Eduneb, 2019.
PERONI, Vera. Política educacional e papel do Estado: no Brasil dos anos 1990. São Paulo: Xamã, 2003.
PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. Docência no ensino superior. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2014.
SACRISTÁN, José Gimeno. A educação que ainda é possível: ensaios sobre uma cultura para a educação. Porto Alegre: Artmed, 2000.