ESPIRITUALIDADE, ESCOLA E CULTURA DE PAZ: UM CAMINHO DE DESAFIOS, ENCONTROS E SENTIDOS

Conteúdo do artigo principal

Thayana Maria Olimpio Marinho
Thiago Antonio Avellar de Aquino
Wanessa de Macêdo Gomes
Sandra Souza da Silva

Resumo

O objetivo do artigo foi conhecer os desafios atuais no âmbito da escola e compreender o papel da espiritualidade na Cultura de Paz. A escola é considerada como um dos pilares da educação, construindo a cidadania e formação de uma sociedade e de uma nação. O processo de adoecimento desses jovens vem crescendo e se faz necessário um olhar para isto mais atento e cuidadoso. Novas diretrizes propostas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), incluíram a dimensão espiritualidade no conceito multidimensional de saúde. Espiritualidade, por sua vez, pode ser entendida por toda experiência que produz mudança profunda no interior de cada pessoa podendo levá-la a uma integração pessoal e com o mundo. Nesse sentido, a cultura da paz aliada a espiritualidade proporciona a educação o senso de identidade e propósito significativo à vida, permitindo criar um cenário enriquecedor que acrescenta qualidade aos discursos e práticas educacionais na escola.

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Como Citar
MARINHO, T. M. O.; AVELLAR DE AQUINO, T. A.; GOMES, W. de M.; DA SILVA, S. S. ESPIRITUALIDADE, ESCOLA E CULTURA DE PAZ: UM CAMINHO DE DESAFIOS, ENCONTROS E SENTIDOS. Revista Fragmentos de Cultura - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas, Goiânia, Brasil, v. 31, n. 3, p. 597–607, 2022. DOI: 10.18224/frag.v31i3.9058. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/fragmentos/article/view/9058. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Artigos / Articles
Biografia do Autor

Thayana Maria Olimpio Marinho, Universidade Federal da Paraíba

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba. Estágio Obrigatório realizado na Clínica Escola de Psicologia da UFPB, na perspectiva Humanista, com fundamentos da Abordagem Centrada na Pessoa e Gestalt-Terapia. Experiência em consultório clínico nas mais variadas queixas, demandas e idades e é supervisora de um projeto de extensão, pela UFPB, intitulado, NAEPSI (Núcleo de Acolhimento e Escuta Psicológica). Mestra em Ciências das Religiões pela Universidade Federal da Paraíba. Pesquisadora na linha da Espiritualidade e Saúde, trabalhando com o tema relacionado a Pandemia e a Covid-19.

Thiago Antonio Avellar de Aquino, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (1995), mestrado em Psicologia (Psicologia Social), pela Universidade Federal da Paraíba (1998), e doutorado em Psicologia (Psicologia Social), pela Universidade Federal da Paraíba (2009). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal da Paraíba do Centro de Educação; líder do grupo LAPLAE: Laboratório de Pesquisa em Logoterapia e Análise Existencial (Cadastrado no Diretório de Grupos de pesquisa do CNPq); Desenvolve pesquisas nos temas de Logoterapia, sentido na vida, espiritualidade e saúde, identidade religiosa, crenças, valores humanos, virtudes, bem-estar existencial, psicologia da religião e da espiritualidade, Cultura de paz.

Wanessa de Macêdo Gomes, Universidade Federal da Paraíba

Psicóloga. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestranda do Programa de Pós-graduação em Psicologia Social (PPGPS/UFPB). Pesquisadora do Núcleo de Estudos em Interação Social e Desenvolvimento Infantil (NEISDI). Possui experiência de estágio em Psicologia Clínica com ênfase em Atendimento Psicopedagógico, realizando avaliação e acompanhamento. Áreas de estudo que apresenta interesse: Psicologia do Desenvolvimento Humano, Psicologia Escolar e Educacional, Processos de Aprendizagem, Saúde Mental e Avaliação Psicológica e Psicopedagógica.

Sandra Souza da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Psicologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Fez estágio de doutoramento na Universidade Complutense de Madrid ? Espanha. É mestre em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba e psicóloga graduada na área Humanista - Existencial pela UFPB. É professora Associada da Universidade Federal da Paraíba do Departamento de Psicologia com Regime de Dedicação Exclusiva e serve como parecerista ad hoc das revistas: The Spanish Journal of Psychology, Psico (PUCRS), Psico-USF, Revista Avaliação Psicológica, Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, Arquivos Brasileiros de Psicologia, Psicologia: Teoria e Pesquisa, Estudos de Psicologia (Natal), Logos & Existência: Revista da Associação Brasileira de Logoterapia e Análise Existencial e Revista Psicologia: Organizações e Trabalho. Foi integrante do GT-POT (Grupo de Trabalho em Psicologia Organizacional e do Trabalho) da ANPEPP, de 2008 a 2016. Tem experiência na área de Psicologia Social e Clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: fenomenologia, bem-estar subjetivo, valores humanos, Espiritualidade e Saúde e Psicologia Positiva. Foi coordenadora da da Clínica-Escola de Psicologia da UFPB entre 2012 e 2014, sendo atualmente vice-coordenadora.

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