TOLERÂNCIA E INTOLERÂNCIA NOS DIREITOS HUMANOS

Conteúdo do artigo principal

Clóvis Ecco
Ana Pinheiro
Carmem da Silva Martins
Cleudes Maria Tavares Rosa
Eliana Borges Fleury Curado
João Batista Valverde Oliveira

Resumo

Tolerância/Intolerância eis a questão: é um dos fenômenos mais desafiadores da sociedade. As diferentes faces da violência são perceptíveis nas relações de poder retratadas pela negação do outro, retratadas nas mais variadas formas de supressão dos direitos garantidores da dignidade humana. Neste artigo, de natureza teórica, tratamos particularmente da intolerância como instrumento de controle e/ou negação do outro, ou seja, do seu emprego contra os direitos humanos, e da tolerância como elemento de efetivação desses direitos. Neste contexto o artigo em tese busca entender o processo de legitimação da desumanização promovido pela coisificação do outro através da supressão dos direitos humanos e consequentemente da sua dignidade. Busca-se contribuir para uma compreensão melhor desse fenômeno e auxiliar no encontro de instrumentos daqueles que se preocupam com o bem-estar e com a qualidade devida da sociedade e cuja reflexão poderá contribuir para atenuar os fatores geradores de violência através de políticas públicas e dos processos educacionais. De inicio busca-se conceituar tolerância e intolerância e, numa segunda parte contextualizar as práticas de tolerância e intolerância no campo da violência e na efetivação dos direitos humanos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
ECCO, C.; PINHEIRO, A.; MARTINS, C. da S.; ROSA, C. M. T.; FLEURY CURADO, E. B.; VALVERDE OLIVEIRA, J. B. TOLERÂNCIA E INTOLERÂNCIA NOS DIREITOS HUMANOS. Revista Fragmentos de Cultura - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas, Goiânia, Brasil, v. 29, n. 4, p. 768–777, 2020. DOI: 10.18224/frag.v29i4.7224. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/fragmentos/article/view/7224. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos / Articles
Biografia do Autor

Clóvis Ecco, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Doutor em Ciências da Religião pela PUC Goiás; Membro do comitê assessor de pesquisa (COAP); Coordenador e Professor do Programa de Pós Graduação stricto Sensu em Ciências da Religião da PUC Goiás; Membro do Comitê de Pesquisa da Nova CERIS - CNBB. [email protected].

Ana Pinheiro, PUC Goiás

Professora assistente da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Advogada, OAB 35230/Go. Graduada em Direito e História pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Especialização em Formação de Professores e Mestrado em Ciências da Religião pela mesma instituição. Disciplinas ministradas: Teologia e Deontologia Jurídica.

Carmem da Silva Martins, PUC Goiás

Possui graduação em CIÊNCIAS SOCIAIS - bacharelado pela Universidade Federal de Goiás (1977), graduação em CIÊNCIAS SOCIAIS - licenciatura pela Universidade Federal de Goiás (1977), graduação em Licenciatura Plena em Comércio pela Universidade Católica de Goiás (1982), graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás e mestrado em Ciências da Religião pela Universidade Católica de Goiás (2001). Atualmente é professora adjunta 3 da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Jurídica, e na área de Direito.

Cleudes Maria Tavares Rosa, PUC Goiás

Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás (2000). Mestrado em Sociologia pelo Universidade Federal de Goiás (2003). Ex-aluna especial do Programa de Doutorado em Educação da Universidade Federal de Goiás (2007). Graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2013). Pós-graduação em Direito Civil pela Universidade Anhanguera-Uniderp, Rede LFG (2014). Advogada. Inscrita no Conselho Seccional de Goiás da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB/GO nº 42.550. Professora efetiva horista (Assistente I) da Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC/GO. Coordenadora da área de Sociologia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC/GO. Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Goiás.

Eliana Borges Fleury Curado, PUC Goiás

Bacharel em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás (1995), Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás (1997) e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2010). Professora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Professora do IFITEG - Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás.

João Batista Valverde Oliveira, PUC Goiás

Graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás (1987), graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, especialista em Pensamento Dialético pela Universidade Católica de Goiás (1992) e mestre em Filosofia Política pela Universidade Federal de Goiás(1996). Professor adjunto na Pontificia Universidade Católica de Goiás, tendo lecionado, entre 2003 e 2008, na Universidade Salgado de Oliveira. Exerce atividade profissional na área de Filosofia, com ênfase em História da Filosofia Antiga e Contemporânea, principalmente nos seguintes temas: política, poder, hermenêutica do sujeito, ética.

Referências

ADORNO, T. W. e HORCKHEIMER, M. A dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Tradução Guido Antonio de Almeida.- RJ: Zahar, 1985.

ADORNO, T.W. La personalidade Autoritaria.Buenos Aires: Editorial Proyección, 1965.

ADORNO, T.W.Educação e Emancipação. Tradução Wolfgang Leo Maar. 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995b.

ADORNO,T.W. Mínima Morália:reflexões a partir da vida danificada.Trad. de Luiz Eduardo Bicca; revisão da trad. de Guido de Almeida. 2 ed.– São Paulo: Ática:1993.

CALDEIRA, Teresa Pires do Rio. Cidade de muros: crime, segregação e cidadania em São Paulo. São Paulo, Editora 34/Edusp, 2000.

FORO INTERNACIONAL SOBRE INTOLERÂNCIA. 1997: Paris, França. A intolerância: Foro Internacional sobre a Intolerância, UNESCO, 27 de março de 1997, La Sorbonne, 28 de março de 1997 / Academia. Universal das culturas; publicação sob a direção de Françoise BarretDucrocq; tradução Eloá Jacobina – Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.

FREUD, Sigmund. O mal-estar na civilização. In S. Freud.Edição Standard das Obras Completas de Sigmund Freud (vol. 21). Rio de Janeiro: Imago, 1996. (Obra original publicada em 1930).

HABERMAS, Jürgen. A inclusão do outro: estudos de teoria política. Tradução: George Sperber, Paulo AstorSoethe. São Paulo, 2002.

LOCKE, John. Cartas sobre Tolerância. Trad. Jeane B. Duarte Rangel. São Paulo: Ícone, 2004.

RIBEIRO, Wesley dos Santos; ECCO, Clóvis. Intolerância Religiosa. 2º edição, Curitiba, Brazil Publishing, 2019.

TAVARES ROSA, C. M. Ronda: o discurso político sobre a criminalidade urbana violenta no contexto de uma sociedade autoritária. -2003. Dissertação. 172 f (Mestrado) Programa de Pós- graduação em Sociologia Universidade Federal de Goiás, 2003.

UNESCO. Declaração de princípios sobre a tolerância. Tradução da Universidade de São Paulo. São Paulo: USP, 1997.

VOLTAIRE, Intolerância. In: Diocionário de Filosofia. Trad. Ciro Mioranza e Antonio Geraldo da Silva. São Paulo: Escala, 2008.

WALZER, Michael. Da tolerância. Trad. Almiro Pisetta. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

ZANOLLA, Sílvia Rosa Silva. Teoria crítica e epistemologia: o método como conhecimento preliminar.-Goiânia: Ed. Da UCG, 2007.

ZIZEK, Slavoj. A tolerância como categoria ideológica. In: Violência. Tra. Miguel Serros Pereira. São Paulo: Bontempo, 2014.