REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA LUSOFONIA E AS AMBIVALÊNCIAS DA LÍNGUA PORTUGUESA

Conteúdo do artigo principal

Aline Bazzarella Merçon
Moisés de Lemos Martins
Kleber José dos Santos

Resumo

Ancorado na área dos Estudos Culturais, o presente artigo teve como objetivo principal identificar as Representações Sociais da Lusofonia por estudantes brasileiros e portugueses, regularmente matriculados nas Universidades de Aveiro, Coimbra e Minho (Portugal). Nesse sentido, apresenta-se um recorte de parte da tese de doutorado intitulada: “Lusofonia e Identidade: Representações sociais recíprocas dos universitários brasileiros e portugueses” (2020), expondo, além de fundamentos teóricos, uma abordagem metodológica qualitativa através da análise de conteúdo do grupo focal. O que possibilitou uma reflexão crítica e discussão sobre a língua portuguesa, a interculturalidade, a diversidade e as identidades na era da globalização. Ao mesmo tempo, também foram analisadas as potencialidades e dificuldades de natureza sociocultural que permeiam as inter-relações desses alunos no contexto lusófono.

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Detalhes do artigo

Como Citar
MERÇON, A. B.; DE LEMOS MARTINS, M.; JOSÉ DOS SANTOS, K. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA LUSOFONIA E AS AMBIVALÊNCIAS DA LÍNGUA PORTUGUESA. Revista Fragmentos de Cultura - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas, Goiânia, Brasil, v. 32, n. 2, p. 209–225, 2022. DOI: 10.18224/frag.v32i2.12236. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/fragmentos/article/view/12236. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Dossiê / Dossier
Biografia do Autor

Aline Bazzarella Merçon, Universidade de Aveiro

Doutora em Estudos Culturais na Universidade de Aveiro (2020), com apoio financeiro da CAPES; Po´s-graduada em Arte-terapia no Instituto Criap (2019); Formadora em Educação Intercultural e para a Cidadania (2018) na Universidade do Minho; Mestre em Ciências da Educação especialização em Formação Pessoal e Social na Universidade de Aveiro (2011); Pós-graduada em Educação Inclusiva na Faculdade de Ciências aplicadas Sagrado Coração (2008); Licenciada em História na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Alegre (2000). Experiência na área da pesquisa e projetos socioeducativos interdisciplinares com ênfase em: Estudos Culturais, Educação Intercultural e Inclusiva, Psicologia Social, Arte Educação, Direitos Humanos e Cidadania. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4959-5741

Moisés de Lemos Martins, Universidade do Minho

Professor Catedrático do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho. Diretor
do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS).

Kleber José dos Santos, Universidades de Aveiro e Minho

Doutor em Estudos Culturais pelas Universidades de Aveiro e Minho – Portugal. Mestre em Teatro/Artes
Performativas pela Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa (ESTC).

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