EDUCAÇÃO FREIRIANA NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS LINGUÍSTICAS DE INCLUSÃO PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL

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Cintya Cardoso Gomes

Resumo

RESUMO: O objetivo é problematizar acerca dos Marcos Político-Legais da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2010), a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (BRASIL, 2015a), a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2015b, 2018b) e o Projeto Grafia Braille para Língua Portuguesa (BRASIL, 2018a) relacionando-se às principais propostas de Paulo Freire para acesso das pessoas com deficiência visual à educação igualitária. Fundamenta-se na Pedagogia da Autonomia (Freire, 1996) sobre a formação e práticas educacionais e nas legislações (BRASIL, 2010, 2015a, 2015b, 2018a, 2018b) sobre a discussão político-linguística para inclusão educacional. Conclui-se que, nessas políticas, a língua é apresentada como um recurso de exclusão educacional para as pessoas com deficiência visual para quem é disponibilizado o Braille como meio absoluto de desenvolvimento intelectual a fim de que eles não se apoderem da língua portuguesa adotada pela sociedade.

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Como Citar
GOMES, C. C. EDUCAÇÃO FREIRIANA NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS LINGUÍSTICAS DE INCLUSÃO PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL. Revista Fragmentos de Cultura - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas, Goiânia, Brasil, v. 31, n. 4, p. 799–810, 2022. DOI: 10.18224/frag.v31i4.12206. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/fragmentos/article/view/12206. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Dossiê / Dossier
Biografia do Autor

Cintya Cardoso Gomes, Universidade de Brasília

Doutoranda do Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas da Universidade de Brasília (UnB), mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté (UNITAU) e licenciada em Letras Português/Inglês com as respectivas Literaturas pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB). Experiência como revisora e professora de língua portuguesa no Sistema Colégio Militar, no ensino superior, nas redes escolares do Distrito Federal e do Município e nas instituições de ensino profissional. Foi responsável pela Pesquisa de Capacidade de Leitura e Escrita em Língua Portuguesa no Sistema Colégio Militar e pela supervisão de Estágio Supervisionado da Língua Portuguesa no ensino superior. Seus projetos de pesquisa mais recentes estabelecem-se com a Sintaxe Gerativa, com o foco na pesquisa acerca das características linguístico-socioemocionais das políticas públicas educacionais e das avaliações externas nacionais.

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