O PATRIARCALISMO E O LUGAR DO FEMININO NA PEDAGOGIA PAULINA

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José Frederico Sardinha Franco

Resumo

A pedagogia paulina está bem presente nos escritos neotestamentários, muito mais em Gálatas 3,28 que serve de parâmetro para o ensino paulino acerca do processo de criação de uma nova sociedade mais justa e igualitária. A presente pesquisa servirá como parâmetro para que se possa entender o modo de vida enfrentado pelas mulheres em períodos antigos ao longo da história, em regiões como a Grécia e a Roma antiga. Estas regiões ajudaram demasiadamente no processo de construção sociorreligioso do judaísmo bíblico, e no movimento do cristianismo paulino destacado em Gálatas 3,28c, que tinha como objetivo romper com o sistema patriarcalista de opressão judaico greco-romano, que estava sendo utilizado no tempo de Paulo. Desta forma, será empregado como metodologia de estudo científico, a pesquisa bibliográfica, desenvolvida com base em materiais já publicados, que nos ajudará a perceber o modo com que Paulo utiliza o seu método pedagógico, a fim de anunciar as desigualdades existentes entre homens e mulheres no período do cristianismo primitivo (I século d.C.).

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Como Citar
FRANCO, J. F. S. O PATRIARCALISMO E O LUGAR DO FEMININO NA PEDAGOGIA PAULINA. Revista Fragmentos de Cultura - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas, Goiânia, Brasil, v. 31, n. 4, p. 710–718, 2022. DOI: 10.18224/frag.v31i4.12189. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/fragmentos/article/view/12189. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Dossiê / Dossier
Biografia do Autor

José Frederico Sardinha Franco, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Doutorando e Mestre em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Licenciado em Pedagogia e Letras pelo Instituto Wallon. Bacharel em Teologia pela Faculdade Ministério Fama (Faifa). E-mail: [email protected]

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