LINGUAGENS, CÓDIGOS E TECNOLOGIAS NA BNCC DO ENSINO MÉDIO: ANÁLISE DO CONCEITO DE AUTONOMIA

Rafael dos Reis Farias, Eliane Marquez da Fonseca Fernandes

Resumo


A BNCC para o EM, de LCT, aprofunda abordagens do EF. Sob a premissa de construir autonomia, conceito repetido incisivamente no documento, nos propusemos a identificar “estranhezas” no plano regente educacional sobre autores que, reconhecidamente, estão em sua bibliografia. Metodologicamente, principiamos pela pesquisa bibliográfica e seguimos à qualitativa do conceito de autonomia na BNCC (2017). Nosso foco esteve entre Bakhtin (1959/61/81/2006) e Paulo Freire (1996), que, por análises intertextuais e interdiscursivas da BNCC (2017), podem ser percebidos. Também nos foi necessário comparar o que propõem os PCN para a educação da mesma área e a BNCC, pois muitos educadores vislumbram erroneamente que um documento surgiu em substituição a outro. Os resultados apontam que, na BNCC (2017), o conceito de autonomia se preserva em relação ao que propuseram os PCN (1998) e que muitas das “novidades” trazidas pelo documento de 2017 já haviam sido “alardeadas” em outros momentos da Educação Brasileira.

Palavras-chave


Autonomia; BNCC; Linguagens; Freire; Bakhtin.

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DOI: https://doi.org/10.18224/frag.v31i4.12133

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