Sobre a Revista

A revista Fragmentos de Cultura é um periódico trimestral da PUC Goiás, vinculado especificamente à Escola de Formação de Professores e Humanidades, e do Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás (Ifiteg) que privilegia, na grande área das ciências humanas, as áreas de Teologia/Ciências da Religião, Filosofia e Sociologia, bem como áreas afins, para divulgar produções científicas e estabelecer intercâmbio científico com outras instituições locais, nacionais e internacionais.

Edição Atual

v. 34 n. 2 (2024): Formação de Professores, Interculturalidade e Diversidade Cultural Religiosa: Perspectivas Interdisciplinares
					Visualizar v. 34 n. 2 (2024): Formação de Professores, Interculturalidade e Diversidade Cultural Religiosa: Perspectivas Interdisciplinares

No contexto da educação, a formação de professores constitui-se em um ponto nevrálgico para pensarmos a práxis pedagógica no processo que envolve experiência, formação inicial e continuada de docentes. Com efeito, é relevante potencializarmos questões no campo conceitual, epistêmico e das políticas públicas, com vistas explicitar os desafios que advêm da educação brasileira. Não obstante, ressalta-se a necessidade de articularmos interfaces entre a formação, a interculturalidade e a diversidade cultural religiosa, pois ainda é tímida e/ou ausente a discussão acerca da diversidade religiosa no âmbito dos cursos de formação de professores. Destarte é relevante tecermos potentes debates no campo da pesquisa com enfoques interculturais. Diante dessa compreensão, este dossiê tem como finalidade oportunizar a difusão de conhecimentos oriundos de investigações que problematizam questões ancoradas nesta temática, desvelando, de forma propositiva e problematizadora, especificidades sociais, econômicas, políticas e culturais.

Capa: imagem gerada a partir de Inteligência Artificial (IA)

Publicado: 05.02.2025

Editorial

  • FORMAÇÃO DOCENTE, INTERCULTURALIDADE E DIVERSIDADE RELIGIOSA

    Rosemary Francisca Neves Silva
    161
    DOI: https://doi.org/10.18224/frag.v34i2.14874

Apresentação do Dossiê / Dossier Presentation

  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES, INTERCULTURALIDADE E DIVERSIDADE CULTURAL RELIGIOSA: PERSPECTIVAS INTERDISCIPLINARES

    Ivonete Barreto de Amorim, Sandra Célia Coelho Gomes da Silva, Paulo Jorge Soares Mendes Pinto
    161-164
    DOI: https://doi.org/10.18224/frag.v34i2.14869

Dossiê / Dossier

  • MULHER E RELIGIÃO: DES(CONSTRUÇÃO) DO PENSAMENTO ABISSAL EM GABRIELA DE JORGE AMADO

    Sandra Heloísa Reis, Leane de Magalhães Silva, Sandra Célia Coelho Gomes da Silva
    165-172
    DOI: https://doi.org/10.18224/frag.v34i2.14252
  • CAMINHOS DE UMA PESQUISA INTERVENTIVA: O GCEI NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA GCEI IN THE CONTEXT OF BASIC EDUCATION

    Marcia Torre Neri Soares
    173-181
    DOI: https://doi.org/10.18224/frag.v34i2.14801
  • ENSINO RELIGIOSO: DIÁLOGO COM A SOCIEDADE EM VISTA DE UMA EDUCAÇÃO INTEGRAL

    Sérgio Rogério Azevedo Junqueira, Adriana Aparecida de Castro, Daniela Aparecida Tomazani
    182-190
    DOI: https://doi.org/10.18224/frag.v34i2.14650
  • O ENSINO RELIGIOSO E A BNCC: POR UMA FORMAÇÃO CIDADÃ PLENA

    Bruno César Castello Ananias, Atílio Catosso Salles
    191-203
    DOI: https://doi.org/10.18224/frag.v34i2.14533
  • ESVAZIAMENTO DA FORMAÇÃO DO TRABALHADOR: ESPÍRITO EMPRESARIAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL A DISTÂNCIA el espíritu empresarial en la educación profesional a distancia

    Guenther Carlos Feitos de Almeida
    204-215
    DOI: https://doi.org/10.18224/frag.v34i2.14436
  • EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO CONTEXTO EUROPEU: ÁREAS COMUNS DE INTERESSE COMMON AREAS OF INTEREST

    Selma Regina Gomes, Marlene Barbosa de Freitas Reis
    216-224
    DOI: https://doi.org/10.18224/frag.v34i2.14396
  • DA EDUCAÇÃO TECNICISTA À EDUCAÇÃO INTERCULTURAL apontamentos críticos sobre a formação docente à luz do pensamento de Fidel Tubino

    Giseli do Prado Siqueira, Auriston Magalhães Vitor, Mariana Luzia Oliveira Lima
    225-235
    DOI: https://doi.org/10.18224/frag.v34i2.14260
  • POUCA FORMAÇÃO DOCENTE E MUITA CRENÇA RELIGIOSA SÃO OS MALES DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. SÃO MESMO?

    Fernando Seffner, Antonio Jeferson Barreto Xavier
    236-243
    DOI: https://doi.org/10.18224/frag.v34i2.14259
  • TAMBORES E SABERES NO TERREIRO DE TAMBOR DE MINA DO MARANHÃO: NARRATIVAS DE EDUCAÇÃO AFRO-BRASILEIRA

    Jhonatan Wendell Tavares Ferreira, Kelly Almeida de Oliveira, Joelson de Sousa Morais
    244-251
    DOI: https://doi.org/10.18224/frag.v34i2.14258
  • DIVERSIDADE CULTURAL RELIGIOSA, FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL E CONTINUADA: CONSTRUINDO TERRITÓRIOS INTERCULTURAIS E DECOLONIZANTES

    Simone Riske Koch, Lilian Blanck de Oliveira, Katilene Willms Labes
    252-265
    DOI: https://doi.org/10.18224/frag.v34i2.14257
  • COMPREENSÕES DO SER NA FORMAÇÃO DA PESSOA E OS DESDOBRAMENTOS PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

    Vitória Fenilli Vidaletti, Mariangela Deliberalli, Tiago Emanuel Klüber
    266-274
    DOI: https://doi.org/10.18224/frag.v34i2.14255
  • A ESCOLA NO CÁRCERE: NARRATIVAS DE PROFESSORAS SOBRE A DOCÊNCIA

    Claudia Regina de Oliveira Vaz Torres, Elizeu Clementino de Souza
    275-283
    DOI: https://doi.org/10.18224/frag.v34i2.14250
  • FORMAÇÃO EM SERVIÇO: ESTADO DO CONHECIMENTO, PERCEPÇÕES E PERSPECTIVAS FORMATIVAS DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

    Raiane Cordeiro de Araujo, Gisélia Lima da Silva, Luciana Oliveira Simões Pereira, Ivonete Barreto de Amorim
    284-292
    DOI: https://doi.org/10.18224/frag.v34i2.14244
  • UM ENSAIO SOBRE A ORIGEM DE SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA: A RELAÇÃO ENTRE AS ICAMIABAS E O POVO BARÉ

    Agenor Cavalcanti de Vasconcelos Neto, Jane Araújo Delgado
    293-302
    DOI: https://doi.org/10.18224/frag.v34i2.14237
  • MESTRADO PROFISSIONAL INTERDISCIPLINAR: CONTRIBUIÇÕES PARA FORMAÇÃO IDENTITÁRIA DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

    Vanessa Goes Lima, Ivonete Barreto de Amorim
    303-314
    DOI: https://doi.org/10.18224/frag.v34i2.14126
  • REVISÃO DE LITERATURA: FINALIDADES EDUCATIVAS E OBJETIVOS DA ESCOLA

    Angelina Carlos Costa
    315-325
    DOI: https://doi.org/10.18224/frag.v34i2.13813

Artigos / Articles

  • DO DO DESAFIO DA CONJUNTURA SOCIAL À PRÁXIS DA FÉ: CONSIDERAÇÕES SOBRE A PERTINÊNCIA DO CRISTIANISMO NO MUNDO ATUAL

    Karolayne Camargo Maria, André Luiz Boccato de Almeida, Ronivalder Biancão
    326-337
    DOI: https://doi.org/10.18224/frag.v34i2.13348
  • A FIGUEIRA E A VIDEIRA: ANGÚSTIAS E ESPERANÇAS DA EXPERIÊNCIA LAICAL NA IGREJA

    Giovanni Marques Santos
    338-348
    DOI: https://doi.org/10.18224/frag.v34i2.14025
  • REFLEXÃO SOBRE AS TENDÊNCIAS NAS REDES SOCIAIS E SUAS IMPLICAÇÕES NA IDENTIDADE CULTURAL DA JUVENTUDE

    Julio Rodrigues de Oliveira, Marcos Clair Bovo, Fred Maciel
    349-360
    DOI: https://doi.org/10.18224/frag.v34i2.13904
  • A CRISE NO ENSINO JURÍDICO NO BRASIL E A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA FILOSOFIA ENQUANTO FERRAMENTA PARA REFLEXÃO CRÍTICA

    Fernanda de Paula Ferreira Moi, Raimundo Moraes
    361-370
    DOI: https://doi.org/10.18224/frag.v34i2.13870
  • “CORPO” E “ANCESTRALIDADE” NAS CULTURAS INDÍGENAS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

    Francinaldo Leite, Francisco Edviges Alburquerque
    371-381
    DOI: https://doi.org/10.18224/frag.v34i2.13868
  • A PECADORA PERDOADA QUE AMA: UMA ANÁLISE TEOLÓGICA DE LC 7,36-50 – A PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES NA VIDA DA IGREJA

    Maria de Fátima Boletti Vitaliano
    382-391
    DOI: https://doi.org/10.18224/frag.v34i2.13699
  • SÃO JOÃO, FORRÓ E TRADIÇÃO: A RESISTÊNCIA DE UM RITMO EM SUA “PRÓPRIA FESTA"

    Robson Lima de Arruda
    392-403
    DOI: https://doi.org/10.18224/frag.v34i2.13660

Resenhas / Reviews

  • LOUVA A DEUS: EXORTAÇÃO APOSTÓLICA DO PAPA FRANCISCO

    Paulo Afonso Tavares
    404-406
    DOI: https://doi.org/10.18224/frag.v34i2.13729
Ver Todas as Edições