Dra. Patrícia Espíndola de Lima Teixeira - (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil
Dr. Talis Pagot - Pontifícia Universidade Gregoriana (PUG/Roma), Roma, RM, Itália
Dossiê temático: “Como construir processos educacionais com base na cultura do encontro? Entrelaçamentos pedagógicos, antropológicos, éticos e estéticosl”
O Papa Francisco vem acentuando a necessidade de uma renovação dos modelos educacionais, econômicos, sociais, científicos, eclesiais e ambientais (Laudato si, 2015). A expressão “cultura do encontro” (JMJ 2013) foi cunhada pelo pontífice, indicando a dinâmica interrelacional como superação do “vírus do individualismo” e da “cultura do descarte” que conduz o ser à periferia existencial (Fratelli tutti, 2020). Para tal, o Papa afirma que é preciso “primeirear” e envolver-se em compromisso com o bem comum e diálogo social (Evangelli Gaudium, 2013). A educação nesta perspectiva, é convocada como cenário prioritário, visto que, apresenta-se como um campo de esperança e de encorajamento para a (re)construção de “aldeias educativas” ao encontro das jovens gerações (Pacto Educativo Global, 2020). Como público preferencial, o diálogo com “o agora de Deus”: crianças, adolescentes e jovens como primícias renovadoras que atravessarão o século XXI (Christus vivit, 2019). Assim, o presente dossiê intenciona fomentar tais princípios, através de pesquisas e relatos de experiências promotores de atitudes pedagógicas, antropológicas, éticas e estéticas que permitam o equilíbrio entre corporeidade, espiritualidade e sociabilidade. Considera o entrelaçamento multidisciplinar como redes sistêmicas potentes, na medida em que há o reconhecimento de que não se educa algo, mas alguém; não em isolamento, mas em “cuidado” integral e integrado à dignidade humana.Período: 15 de Novembro de 2022.