Revista Fragmentos de Cultura - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas

Sobre a Revista

A revista Fragmentos de Cultura é um periódico trimestral da PUC Goiás, vinculado especificamente à Escola de Formação de Professores e Humanidades, e do Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás (Ifiteg) que privilegia, na grande área das ciências humanas, as áreas de Teologia/Ciências da Religião, Filosofia e Sociologia, bem como áreas afins, para divulgar produções científicas e estabelecer intercâmbio científico com outras instituições locais, nacionais e internacionais.

 

Edição Atual

v. 33 n. 1 (2023): Formação de professores, culturas e religiosidades: reflexões interdisciplinares
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Publicado: 09-11-2023

Apresentação do Dossiê / Dossier Presentation

Dossiê / Dossier

Resumo de Dissertação / Abstract of Thesis

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CHAMADAS PARA SUBMISSÃO

 

Coordenação:

Dra. Patrícia Espíndola de Lima Teixeira - (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil
Dr. Talis Pagot - Pontifícia Universidade Gregoriana (PUG/Roma), Roma, RM, Itália

 

Dossiê temático: “Como construir processos educacionais com base na cultura do encontro? Entrelaçamentos pedagógicos, antropológicos, éticos e estéticosl”

O Papa Francisco vem acentuando a necessidade de uma renovação dos modelos educacionais, econômicos, sociais, científicos, eclesiais e ambientais (Laudato si, 2015). A expressão “cultura do encontro” (JMJ 2013) foi cunhada pelo pontífice, indicando a dinâmica interrelacional como superação do “vírus do individualismo” e da “cultura do descarte” que conduz o ser à periferia existencial (Fratelli tutti, 2020). Para tal, o Papa afirma que é preciso “primeirear” e envolver-se em compromisso com o bem comum e diálogo social (Evangelli Gaudium, 2013). A educação nesta perspectiva, é convocada como cenário prioritário, visto que, apresenta-se como um campo de esperança e de encorajamento para a (re)construção de “aldeias educativas” ao encontro das jovens gerações (Pacto Educativo Global, 2020). Como público preferencial, o diálogo com “o agora de Deus”: crianças, adolescentes e jovens como primícias renovadoras que atravessarão o século XXI (Christus vivit, 2019). Assim, o presente dossiê intenciona fomentar tais princípios, através de pesquisas e relatos de experiências promotores de atitudes pedagógicas, antropológicas, éticas e estéticas que permitam o equilíbrio entre corporeidade, espiritualidade e sociabilidade. Considera o entrelaçamento multidisciplinar como redes sistêmicas potentes, na medida em que há o reconhecimento de que não se educa algo, mas alguém; não em isolamento, mas em “cuidado” integral e integrado à dignidade humana.

Período: 15 de Novembro de 2022.

 
 
Dossiê temático:“Educação e Religião: Novos Desafios no Cenário Atual”
O cenário de pandemia dos últimos dois anos tem causado muitos efeitos na área de educação e não foi diferente com o Ensino Religioso. Professores foram convidados a se reinventar enquanto profissionais e a aprender sobre novas tecnologias para viabilizar o aprendizado de crianças e adolescentes. Além disso, foi preciso trabalhar aspectos motivacionais que contribuíssem para que os estudantes não evadissem por completo. O dossiê acolhe artigos com abordagens voltadas para o Ensino Religioso, as metodologias ativas, a educação inclusiva, a ludicidade, as novas tecnologias e os contextos educacionais atípicos.

Período: 15 de Dezembro de 2022