Doença de Wernicke: relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.18224/est.v33i6.35Resumo
A doença de Wernicke consiste em distúrbios mentais, anormalidades dos movimentos oculares e da marcha causada por deficiência de tiamina (vitamina B1). Durante a gestação, há um consumo 40% maior de tiamina na mulher do que em não-grávidas. Relata-se um caso de paciente gestante submetida a apendicectomia, evoluindo com fístula entérica (íleo terminal) e sepse abdominal. A paciente permaneceu em jejum prolongado por trinta dias, necessitando do uso de nutrição parenteral total no período, na qual não havia nenhum valor nutricional de tiamina.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 BY NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja Manifesto Brasileiro de Apoio ao Acesso Livre à Informação Científica).