A revista Educativa, editada pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, destina-se à publicação de estudos acadêmico–científicos, produzidos por doutores, objetivando o intercâmbio de ideias e a ampliação do conhecimento no âmbito da Educação. A Educativa está aberta à publicação de trabalhos inéditos que tomem como objeto de suas reflexões o estudo do fenômeno educativo, tendo como referência fundamental os seguintes eixos: Teorias da educação e processos pedagógicos; Estado, instituições e políticas educacionais; Sociedade, educação e cultura. Os trabalhos precisam ter pelos menos um autor que tenha o título de doutor e não serão aceitos trabalhos que não atendam a esse critério. Não há taxa de submissão. As seções editorias da educativas são: Editorial; Apresentação; Artigos Temáticos — destinada a publicação de trabalhos de diferentes concepções sobre uma mesma temática, visando difundir a produção decorrente de demandas contínuas do debate educacional; Temas em Debate — espaço editorial para trabalhos que contemplem a diversidade temática do campo da Educação; Ponto de Vista — divulga trabalhos com diferentes formatos, visando atender a demanda contínua do debate educacional sobre temas atuais, polêmicos ou emergentes. A Revista Educativa é vinculada à seção Centro-oeste do Fórum de Editores de Periódicos de Educação - FEPAE/Anped.

v. 26 n. 1 (2023)

Publicado: 22.12.2023

THE POLITICAL DIMENSION OF CULTURAL DIVERSITY

Elianda Figueiredo Arantes Tiballi

16 páginas

DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v26i1.14140

A DIMENSÃO POLÍTICA DA DIVERSIDADE CULTURAL

Elianda Figueiredo Arantes Tiballi

6 páginas

DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v26i1.14139
DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v26i1.14122

FORMAÇÃO DE PROFESSORES E TEATRO NA ESCOLA: AUSÊNCIA NATURALIZADA

Eliane da Silva Lima, Cristyane Batista Leal

18 páginas

DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v26i1.14133

INCLUSÃO ESCOLAR: TRANSMUDAÇÃO DA DIFICULDADE EM TRANSTORNO

Selma Regina Gomes, Marlene Barbosa de Freitas Reis

20 páginas

DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v26i1.14130
DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v26i1.14129

EDUCAÇÃO INTERCULTURAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Nêuda Batista Mendes França

17 páginas

DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v26i1.14127
DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v26i1.14125

PERCEPÇÕES QUANTO AO(S) PROCESSO(S) DE FORMAÇÃO DE SUJEITOS-PROFESSORES HOMENS NA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Patrícia Gouvêa Nunes, Lucia Helena Rincon Afonso, Rosenilde Nogueira Paniago

22 páginas

DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v26i1.14124
DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v26i1.13972

ENSEÑAR DE MANERA DIFERENTE

Giorgio Poletti

16 páginas

DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v26i1.14138

O PROGRAMA LER E ESCREVER PARA A REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SÃO PAULO

Celso do Prado Ferraz de Carvalho, Tânia Medeiros Aciem

31 páginas

DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v26i1.8346

DE MAGISTRO: O ENSINO EM SANTO TOMÁS DE AQUINO

Lucila Menezes Guedes Monferrari, Simone Magalhães Vieira Barcelos, Marlene Barbosa de Freitas Reis, Liliane Barros de Almeida

25 páginas

DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v26i1.13646

ANÁLISE COMPARATIVA DA META IV DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE NOVA FRIBURGO

Flávia Cantuária Nobre Andrade, Tatiana Araújo Lima, Janie Garcia da Silva, Ruth Maria Mariani Braz

22 páginas

DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v26i1.12741
DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v26i1.12443

MOTIVAÇÕES DOS JOVENS PARA INGRESSO NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISISONAL

Aline Beatriz Germano Silveira, Luciana Bagolin Zambon

25 páginas

DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v26i1.12184
DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v26i1.9163
DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v26i1.9138
DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v26i1.13246
Ver Todas as Edições