ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: O ATENDIMENTO EDUCACIONAL NA PERSPECTIVA DE PROFISSIONAIS TÉCNICOS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL NA CIDADE DE CORUMBÁ/MS
DOI:
https://doi.org/10.18224/educ.v26i1.9163Palavras-chave:
Altas habilidades/Superdotação, Atendimento Educacional, Inclusão escolar, Educação EspecialResumo
A literatura especializada aponta que alunos com altas habilidades/superdotação (AH/SD) tendem a ser negligenciados em sala de aula, pois o senso comum leva a acreditar que não precisam de atenção diferenciada, porque podem se desenvolver sozinhos, o que muitas vezes faz com que aconteça o contrário, isto é, o não desenvolvimento de seus potenciais. Dessa forma, esses estudantes acabam perdendo seus talentos por falta de estímulo e um atendimento adequado. Assim, este artigo visa investigar o atendimento de alunos com AH/SD nas escolas da rede municipal de Corumbá no estado de Mato Grosso do Sul. Consequentemente, esta pesquisa tem como objetivos específicos: analisar se as escolas oferecem o Atendimento Educacional Especializado (AEE) para estudantes com AH/SD; verificar quem são os alunos com AH/SD indicados para o AEE; analisar as concepções de profissionais técnicas em Educação Especial sobre o atendimento aos alunos com AH/SD. Com base na realização de entrevistas semi-estruturadas junto a três profissionais, conclui-se que as escolas municipais de Corumbá não estão preparadas para atender os alunos com AH/SD, pois carecem de mais salas de AEE, profissionais qualificados e suficientes para atender a demanda da Educação Especial, especialmente no que se refere aos alunos com AH/SD. Por fim, a falta de informação e de formação dos profissionais que atuam no ensino comum dificulta a identificação e o atendimento desses discentes.
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