ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: O ATENDIMENTO EDUCACIONAL NA PERSPECTIVA DE PROFISSIONAIS TÉCNICOS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL NA CIDADE DE CORUMBÁ/MS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18224/educ.v26i1.9163

Palavras-chave:

Altas habilidades/Superdotação, Atendimento Educacional, Inclusão escolar, Educação Especial

Resumo

A literatura especializada aponta que alunos com altas habilidades/superdotação (AH/SD) tendem a ser negligenciados em sala de aula, pois o senso comum leva a acreditar que não precisam de atenção diferenciada, porque podem se desenvolver sozinhos, o que muitas vezes faz com que aconteça o contrário, isto é, o não desenvolvimento de seus potenciais. Dessa forma, esses estudantes acabam perdendo seus talentos por falta de estímulo e um atendimento adequado. Assim, este artigo visa investigar o atendimento de alunos com AH/SD nas escolas da rede municipal de Corumbá no estado de Mato Grosso do Sul.  Consequentemente, esta pesquisa tem como objetivos específicos: analisar se as escolas oferecem o Atendimento Educacional Especializado (AEE) para estudantes com AH/SD; verificar quem são os alunos com AH/SD indicados para o AEE; analisar as concepções de profissionais técnicas em Educação Especial sobre o atendimento aos alunos com AH/SD. Com base na realização de entrevistas semi-estruturadas junto a três profissionais, conclui-se que as escolas municipais de Corumbá não estão preparadas para atender os alunos com AH/SD, pois carecem de mais salas de AEE, profissionais qualificados e suficientes para atender a demanda da Educação Especial, especialmente no que se refere aos alunos com AH/SD. Por fim, a falta de informação e de formação dos profissionais que atuam no ensino comum dificulta a identificação e o atendimento desses discentes.

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Biografia do Autor

Jaciane Soares Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus do Pantanal, Corumbá, MS.

Bárbara Amaral Martins, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS, campus do Pantanal )

Doutora em educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP, campus de Marília), com Doutorado Sanduíche na Universidade do Minho, Portugal. Professora Adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS, campus do Pantanal ).

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Publicado

15.01.2024

Como Citar

SILVA, J. S.; MARTINS, B. A. ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: O ATENDIMENTO EDUCACIONAL NA PERSPECTIVA DE PROFISSIONAIS TÉCNICOS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL NA CIDADE DE CORUMBÁ/MS. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, Brasil, v. 26, n. 1, p. 19 páginas, 2024. DOI: 10.18224/educ.v26i1.9163. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/9163. Acesso em: 13 out. 2024.

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