CONTRIBUIÇÕES DAS ATIVIDADES DE ESTUDO DE MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO FÍSICA NA PERSPECTIVA DA DIDÁTICA DESENVOLVIMENTAL NA ADOLESCÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18224/educ.v26i1.9138

Palavras-chave:

Ensino de Educação Física, Ensino de Matemática, Didática desenvolvimental, Adolescência

Resumo

A Matemática e a Educação Física, na conjuntura política e cultural da educação básica, são componentes curriculares em disputa e debates históricos sobre o direcionamento para a formação e o desenvolvimento dos jovens estudantes brasileiros. Neste contexto, este artigo objetiva analisar indícios de desenvolvimento na adolescência, a partir de tarefas de estudo com os conceitos de raiz quadrada em Matemática e de capoeira em Educação Física. Estas são organizadas nos aportes teóricos da periodização histórico-cultural do desenvolvimento humano e da didática desenvolvimental. O estudo teve a seguinte questão norteadora: como organizar o trabalho pedagógico-didático da Matemática e da Educação Física de forma a efetivamente impulsionar o desenvolvimento na adolescência? A metodologia foi de base empírica, e foi utilizado o experimento didático-formativo. A análise dos resultados propiciou condições de afirmar que as atividades de estudo de Matemática e de Educação Física colaboraram para o desenvolvimento dos adolescentes. Dentre as contribuições, destacaram-se: transformações dos motivos; imaginação e criatividade; atenção; percepção; memória; pensamento teórico e sistema de conceitos e cooperação na comunicação íntima pessoal. Na Matemática, estas contribuições formativas propiciaram aos adolescentes o que se denomina de desenvolvimento consciente das significações conceituais matemáticas e, na Educação Física, desenvolvimento do movimento corporal consciente. Conclui-se que, no processo de ensino e aprendizagem da Matemática e da Educação Física, não existe “dom” e/ou “talento”, mas desenvolvimento.

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Biografia do Autor

Thalitta Fernandes de Carvalho Peres, Universidade Estadual de Goiás

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás. Professora da Universidade Estadual de Goiás, Curso de Matemática.

Marcos Jerônimo Dias Júnior, Rede Estadual de Goiás

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Goiás. Professor de Educação Física na Rede Estadual de Goiás.

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Publicado

15.01.2024

Como Citar

PERES, T. F. de C.; JÚNIOR, M. J. D. CONTRIBUIÇÕES DAS ATIVIDADES DE ESTUDO DE MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO FÍSICA NA PERSPECTIVA DA DIDÁTICA DESENVOLVIMENTAL NA ADOLESCÊNCIA. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, Brasil, v. 26, n. 1, p. 31 páginas, 2024. DOI: 10.18224/educ.v26i1.9138. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/9138. Acesso em: 13 out. 2024.

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