DA CIRCULAÃ?Ã?O DAS IDÃ?IAS PEDAGÃ??â??GICAS: NECESSà ÂRIA ALTERAÃ?Ã?O DOS CONCEITOS, FELIZ IDENTIDADE DA IDÃ?IA PESTALOZZI NA AMÃ?RICA DO NORTE
DOI:
https://doi.org/10.18224/educ.v12i1.893Resumo
O presente artigo trata da difusão das idéias de Pestalozzi na América do Norte, ilustrando a tese da necessária alteração dos conceitos, quando se trata da circulação das idéias pedagógicas entre contextos distintos. Parte de uma recomposição histórica (de meados do século XVIII a meados do século XX), relatando como os difusores da perspectiva teórica de Pestalozzi entraram em contato com suas idéias e as experiências por eles desenvolvidas nos EUA - tanto no que diz respeito aos institutos destinados à educação das crianças e dos jovens, como à s escolas Normais para formação de professores. A partir daí, apresenta John Dewey como aquele que mais retomou, explorou e difundiu a herança pestalozziana. Destaca o desejo dos dois autores de romper com o idealismo filosófico dominante, o que os faz convergir para um projeto pedagógico baseado na ação ou na experiência e um projeto político em defesa da democracia. Por fim, o texto apresenta: a) a essência democrática do projeto pedagógico, b) a dimensão metafísica e religiosa da educação e c) a relação com a indústria, como ilustrações da maneira pela qual a visão teórica de Pestalozzi se encarna no projeto pedagógico de Dewey.Downloads
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