OS IMPASSES DA REPÚBLICA E A BREVE DÉCADA DE 1920: INTELECTUAIS E OPERADORES DO ESTADO NAS REFORMAS EDUCACIONAIS NO BRASIL

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Lincoln de Araújo Santos

Resumo

O trabalho discute os sentidos das reformas educacionais ocorridas nos anos 1920, percebendo sua importância em tempo marcado por crises institucionais. Tomando por base intelectuais brasileiros e operadores do Estado, analisa iniciativas voltadas a estabelecer projetos educacionais com inspiração liberal-escolanovista, num contexto de federalismo autoritário que mantém, todavia, relações locais e oligárquicas. O debate se dá sobre o período ao identificar movimentos de cunho social e cultural organizados com autonomia ao Estado. A educação irrompe o ideário liberal.

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Como Citar
SANTOS, L. de A. OS IMPASSES DA REPÚBLICA E A BREVE DÉCADA DE 1920: INTELECTUAIS E OPERADORES DO ESTADO NAS REFORMAS EDUCACIONAIS NO BRASIL. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, Brasil, v. 25, n. 1, p. 24 páginas, 2022. DOI: 10.18224/educ.v25i1.8781. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8781. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Temas em Debate
Biografia do Autor

Lincoln de Araújo Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense

Professor Adjunto do Departamento de Gestão dos Sistemas Educacionais - DGSE da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense - FEBF/UERJ. Doutor em Políticas Públicas em Educação - PPFH/UERJ. Pós-doutorado História Social - UFF-RJ

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