O PROGRAMA LER E ESCREVER PARA A REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SÃO PAULO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18224/educ.v26i1.8346

Palavras-chave:

Programa ler e Escrever, São Paulo, Revisão bibliografia, Leitura e escrita, Autonomia docente

Resumo

O artigo apresenta parte de pesquisa em curso, que tem como objetivo compreender a concepção e a perspectiva curricular do Programa Ler e Escrever, implementado da rede estadual de ensino de São Paulo em 2008. A revisão bibliográfica realizada mostra que o Programa Ler e Escrever apresenta fragilidades na construção interacionista da leitura e escrita, que os guias e os manuais do programa, são meros roteiros para avaliações externas e não para a construção de um conhecimento universal e comum, revela indícios de processo de homogeneização das práticas em sala de aula, desconsiderando a autonomia docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Celso do Prado Ferraz de Carvalho, Universidade Nove de Julho

Doutor em Educação PUC/SP Professor Titular do Programa de Pós Graduação em Educação da Uninove. Líder do Grupo de pesquisa em Política e Gestão Educacional Coordenador da Linha de Pesquisa em Política Educacional

Tânia Medeiros Aciem, Universidade Nove de Julho

Doutoranda em Políticas Educacionais pela Universidade Nove de Julho.Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2011), com graduação em Pedagogia. Professora de Ensino Superior na Universidade Nove de Julho. Experiência na área de Educação, principalmente nos seguintes temas: deficiência visual, educação, vínculo educativo, soroban e inclusão. Foi Coordenadora de Área no projeto PIBID (Programa de Institucional de bolsa de Iniciação à Docência) e Residencia Pedagógica desenvolvidos na Universidade Nove de Julho e Professora de Educação Básica II do Governo do Estado de São Paulo.

Referências

ALMEIDA, Jane Soares. “O legado educacional do século XX”; in SAVINI Demerval; _______ SOUZA, Rosa Fátima de; VALDEMARIN, Vera Teresa (org.) O legado educacional do século XX no Brasil. São Paulo: Autores Associados, 2004.

ALVES, Leandro Gaspereti. Possibilidades, limites e contradições nas relações família e escola (não) mediadas por política de governo. 25/02/2014 204 f. Mestrado em Educação. Instituição de Ensino: Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Campinas.

ANDRADE, Flávio Anício. A formação do “cidadão-trabalhador”: educação e cidadania no contexto do “novo industrialismo”, in: NEVES, Lúcia Maria Wanderley (org.) Educação e Política no limiar do século XXI. São Paulo: Autores Associados, 2000.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de Nove

Anos. Parecer CNE/CEB nº 11/2010.

BRASIL. Pacto Nacional para Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Resolução nº 4, de 27 de fevereiro de 2013, com alterações da Resolução nº 12, de 8 de maio de 2013. Ministério da Educação, 2013.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Educação é base. Ministério da Educação. 2018.

CARVALHO, Silvia Aparecida de. As representações de práticas de ensino de leitura e escrita no processo de elaboração do Programa Ler e Escrever: prioridade na escola municipal. Tese de Doutorado, UNICAMP, 2016.

CARVALHO, Celso Prado Ferraz de. O currículo oficial paulista no contexto das teorias críticas e pós-critícas da educação. Dialogia (UNINOVE, Impresso), v.20, p. 99-122, 2014.

CARVALHO, Celso Prado Ferraz de; RUSSO, Miguel Henrique. Regulação e políticas educacionais: um estudo sobre as políticas curriculares e de gestão na perspectiva de professores (as) e coordenadores (as) de ensino da Rede Estadual de Ensino de São Paulo. (Projeto de Pesquisa). Chamada MCTIC/CNPq Nº 28/2018.

DAVID, Alessadra; LOURENCETTI, Gisela do Carmo. A Política Educacional Paulista: O Programa Ler e Escrever. DOI: http://dx.doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n1p53-64. 2015.

FACCO, Marília Alves. Atividade docente em uma escola pública paulista de ensino fundamental I: análise da apropriação e do emprego das propostas do Programa Ler e Escrever em sala de aula. Tese de Doutorado. PUC, São Paulo, 2013.

GALIAN, Cláudia Valentina Assumpção; LOUZANO, Paula Baptista Jorge. Michael Young e o campo do currículo: da ênfase no "conhecimento dos poderosos" à defesa do "conhecimento poderoso" Print version ISSN 1517-9702 On-line version ISSN 1678-4634. Educação. Pesquisa. vol.40 no.4 São Paulo Oct./Dec. 2014.

GIMENES, Tatiane Affonso. O programa ler e escrever na perspectiva dos professores da rede estadual de ensino de São Paulo' 04/04/2017 127 f. Mestrado em Educação Instituição de Ensino: Universidade Nove de Julho, São Paulo.

MILANESIO, Ivete Picarelli. Concepções, práticas pedagógicas e diversidade cognitiva em classes heterogêneas' 28/11/2013 193 f. Doutorado em Educação (Currículo) Instituição de Ensino: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO, São Paulo.

PICARELLI, Ivete. Concepções, práticas pedagógicas e diversidade cognitiva em classes heterogêneas. Tese de Doutorado. PUC – São Paulo, 2013.

PRADO, Vanessa Alves do. Ações do Programa Paulista Ler e Escrever sob os Sentidos Bakhtinianos de forças Centrípetas e Centrífugas 29/06/2017 278 f. Doutorado em Educação Instituição de Ensino: Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho. Marília, 2017.

REIS, Mariana Pereira dos. Aproximações entre humor e literatura infantil. Tese de Doutorado. Centro Universitário FIEO, Osasco, 2017.

ROSEMBERG, (2016); in FREITAS, Marcos Cezar de (org) História Social da Infância. São Paulo: Cortes, 2016.

RUSSO, Miguel Henrique. Reforma da educação no Estado de São Paulo: dimensões político-pedagógica e curricular. Cadernos ANPAE, v. 18, p. 51-65, 2014.

SANTOS, Maria Salete Pereira. A atividade lúdica nas práticas pedagógicas dos ingressantes no ensino fundamental: análises das aulas de educação física 11/06/2013 97 f. Mestrado em Educação de Ensino: Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

SÃO PAULO (Estado). Orientações Curriculares do Estado de São Paulo. Língua Portuguesa e Matemática – Ciclo I. São Paulo: FDE, 2008 a.

__________Ler e Escrever: guia de planejamento e orientações didáticas; professor alfabetizador. 1ª série. Secretaria da Educação, Fundação para o Desenvolvimento da Educação. São Paulo: FDE, 2008c. v.1. Ler e escrever: guia de planejamento e orientações didáticas; professor alfabetizador. 1ª série. Secretaria da Educação, Fundação para o Desenvolvimento da Educação. São Paulo: FDE, 2008b. v.1

___________ Matrizes de referência para a avaliação documento básico Saresp: documento básico/Secretaria da Educação: coordenação geral, Maria Inês Fini – São Paulo – SEE – 2009. 174p. v.1

_____________ Ler e Escrever: Guia de Planejamento e Orientações Didáticas; Professor Alfabetizador. 1ª série. Secretaria da Educação, Fundação para o Desenvolvimento da Educação, adaptação do material original. Cláudia Rosenberg Aratangy, Ivânia Paula Almeida, Rosalinda Soares Ribeiro de Vasconcelos. 3 ed. São Paulo: FDE, 2010. v. 2, 144 p.

_____________. Orientações didáticas fundamentais sobre expectativas de aprendizagem de língua portuguesa. Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano). Governo do Estado de São Paulo, CGEB, 2013.

______________. Ler e escrever: RI – Recuperação Intensiva; coletânea de atividades – 4º ano / Secretaria da Educação, Fundação para o Desenvolvimento da Educação. – 8. ed. rev. e atual. São Paulo : FDE, 2015. 168 p.

______________. Governo do estado de São Paulo - Secretaria de Estado da Educação. Programa de Qualidade da Escola. 2018.

SÃO PAULO (MUNICÍPIO), O Movimento de Reorientação Curricular na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo – Secretaria Municipal de Educção, São Paulo. 1990. Acesso em 25/09 file:///C:/Users/Tania/Downloads/FPF_OCP_04_0001.pdf

SIMIONI, Sônia Maria Rodrigues. Programa Ler e Escrever e o processo de escolarização do aluno com deficiência intelectual no ensino fundamental. Tese de Doutorado. UFUSCAR, 2016.

VESPOLI, Ana Carolina Torres. A Consciência Fonológica e o Programa Ler e Escrever 17/12/2013 161 f. Mestrado em Educação Instituição de Ensino: Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas.

VILLALOBOS, Isabel. Análise da fundamentação dos materiais didáticos do Programa Ler e Escrever da Prefeitura de São Paulo/SP. Tese de Doutorado, FEUSP, 2017.

ZOCCAL, M. S. P. As atribuições do Supervisor de Ensino no Programa “Ler e Escrever” da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. 2014. 163 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação – Centro Universitário Moura Lacerda. Ribeirão Preto/SP. 2014.

Downloads

Publicado

15.01.2024

Como Citar

CARVALHO, C. do P. F. de; ACIEM, T. M. O PROGRAMA LER E ESCREVER PARA A REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SÃO PAULO. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, Brasil, v. 26, n. 1, p. 31 páginas, 2024. DOI: 10.18224/educ.v26i1.8346. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8346. Acesso em: 13 out. 2024.

Edição

Seção

Temas em Debate