Participação da Comunidade na Seleção de Diretores de Escolas Públicas: movimentos no Estado do Rio de Janeiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18224/educ.v22i1.7114

Palavras-chave:

Gestão democrática, Seleção de diretores, Consulta pública, Eleição.

Resumo

O artigo aborda as formas como a comunidade participa do processo de seleção dos diretores de escolas públicas. Foram analisadas legislações de 23 municípios do estado do Rio de Janeiro de modo a compreender os arranjos acerca da seleção de diretores. Os resultados demonstraram infidelidades normativas entre as legislações que disciplinam a matéria, além de tensões entre as categorias eleição e consulta no processo de seleção de diretores. Concluímos que o que está previsto na legislação dos municípios não está necessariamente em curso e que novos estudos sobe o contexto da prática serão necessários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Patti do Amaral, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Doutora em Educação pela UFRJ (2008). Professora Associada da Faculdade de Educação da UFRJ e Professora do Programa de Pós graduação em Educação (PPGE) da Faculdade de Educação da UFRJ

Referências

AMARAL, Daniela Patti do. Mérito, desempenho e participação nos planos municipais de educação: sentidos da gestão democrática - RPGE– Revista on line de Política e Gestão Educacional, v. 20, n. 03, p. 385-404, 2016.

BALL, Stephen. Education reform: a critical and post-structural approach. London: Open. University Press, 1994.

BOWE, R.; BALL, S.; GOLD, A. Reforming education & changing schools: case studies in policy sociology. London: Routledge, 1992.

BRASIL. Tribunal Superior Eleitoral. Código eleitoral anotado. 12. ed. Brasília, DF, 2016. Disponível em: file:///C:/Users/windows%207/Desktop/codigo-eleitoral-anotado-e-legislacao-complementar-12-edicao-atualizado.pdf. Acesso em: 2 jul. 2018.

CUNHA, Luiz Antônio. Ensino médio e ensino profissional: da fusão à exclusão. 20ª Reunião Anual da ANPEd, Caxambu, 1997.

LIMA, Licínio. Por que é tão difícil democratizar a gestão da escola pública? Educar em Revista. Curitiba, Brasil, v. 34, n. 68, p. 15-28, mar./abr. 2018.

LIMA, Licínio. A gestão democrática das escolas como referencial político, educativo e simbólico. Entrevista. Movimento-Revista de educação. n. 8. Niterói, RJ, 2018.

LIMA, Licínio Carlos. Administração Escolar: estudos. Porto, Portugal: Porto Editora, 2011.

MENDONÇA, Erasto Fortes. Estado patrimonial e gestão democrática do ensino público no Brasil. Educação & Sociedade, ano XXII, n. 75, ago. 2001.

PARO, Vitor Henrique. Estrutura da escola e prática educacional democrática. REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 30. Caxambu, MG, 2007. Disponível em: http://30reuniao.anped.org.br/trabalhos/GT05-2780--Int.pdf. Acesso em: 12 jan. 2018.

SOUZA, Angelo Ricardo. Explorando e construindo um conceito de gestão escolar democrática. Educação em Revista. Belo Horizonte, v. 25, n. 03, p.123-140, dez. 2009.

STRECK, Danilo Romeu; PITANO, Sandro de Castro; MORETTI, Cheron Zanini. Educar pela participação, democratizar o poder: o legado freireano na gestão pública. Educação em Revista. Belo Horizonte, n. 33, 2017.

Downloads

Publicado

23.12.2019

Como Citar

AMARAL, D. P. do. Participação da Comunidade na Seleção de Diretores de Escolas Públicas: movimentos no Estado do Rio de Janeiro. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, Brasil, v. 22, n. 1, p. e7114, 2019. DOI: 10.18224/educ.v22i1.7114. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7114. Acesso em: 10 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos Temáticos