The Non-Conventional Internship and its Contributions to Teachers’ Education and Training

Autores

  • Vanessa Gabassa Universidade Federal de Goiás
  • Carime Rossi Elias Universidade Federal de Goiás
  • Vanessa Cristina Girotto Universidade Federal de Alfenas

DOI:

https://doi.org/10.18224/educ.v20i2.6242

Palavras-chave:

Internship, Formal and non-conventional education, Teachers Education and Training, Estágio, Educação Formal não Convencional, Formação Docente

Resumo

Abstract: the article presents the results of the analysis of two supervised internship experiences carried out in non-conventional educational sites. It is a documentary research whose corpus consisted of reports written by interns of the Graduate School of Education. Three categories came out of the material analysis: a) usefulness / functionality of the internship in non-educational contexts; b) differentiating elements (compared to schools) found at the internship sites c) feelings associated with the experience gained in the internship. The results show that the internship in teachers’ education and training can also be thought of from non-conventional educational sites. O estágio não convencional e suas contribuições à formação docente Resumo: o artigo apresenta resultados da análise de duas experiências de estágio supervisionado realizadas em espaços educativos não convencionais. Trata-se de pesquisa documental cujo corpus consistiu em relatórios elaborados por estagiários do Curso de Pedagogia. Da análise do material decorreram três categorias: a) utilidade/funcionalidade da realização do estágio em contexto não escolar; b) elementos diferenciadores (comparados com a escola) encontrados no campo de estágio e c) sentimentos associados à experiência vivida no estágio. Os resultados mostram que o estágio na formação docente pode ser pensado também a partir de espaços educativos não convencionais.

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Biografia do Autor

Vanessa Gabassa, Universidade Federal de Goiás

Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. Atua junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-FE/UFG) e ao curso de Pedagogia, na área de Estágio e Didática. Coordenadora do Grupo de Estudos, Pesquisas e Práticas em Aprendizagem Dialógica (GEPPAD-FE/UFG), vinculado ao Núcleo de Formação de Professores (NUFOP-FE/UFG).

Carime Rossi Elias, Universidade Federal de Goiás

Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. Atua junto ao curso de Pedagogia, na área de Estágio e Didática e junto ao Núcleo de Formação de Professores (NUFOP-FE/UFG).

Vanessa Cristina Girotto, Universidade Federal de Alfenas

Professora Adjunta do Departamento de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal de Alfenas, Minas Gerais. Atua junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/Unifal), ao curso de Pedagogia, presencial e à distância e outras licenciaturas, nas áreas de Alfabetização, Estágio, Didática e Educação de Jovens e Adultos. Coordenadora do Grupo de Estudos em Aprendizagem Dialógica (GEAD).

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Publicado

20.12.2017

Como Citar

GABASSA, V.; ELIAS, C. R.; GIROTTO, V. C. The Non-Conventional Internship and its Contributions to Teachers’ Education and Training. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, Brasil, v. 20, n. 2, p. 408–430, 2017. DOI: 10.18224/educ.v20i2.6242. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6242. Acesso em: 7 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Temáticos