As teorias da história e a história ensinada no ensino fundamental

Autores

  • Lia Machado Fiuza Fialho Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Charliton José dos Santos Machado UFPB
  • José Albio Moreira de Sales Universidade Estadual do Ceará – UECE

DOI:

https://doi.org/10.18224/educ.v19i3.5465

Resumo

Resumo: Objetiva discutir as interfaces das teorias da História e a História ensinada no ensino fundamental, com ênfase na “alfabetização histórica” no século XXI. Como metodologia de pesquisa utilizou-se grupo focal, com 21 pesquisadores e professores que atuavam no campo do Ensino de História e História da Educação. Constatou-se que o ensino no século XXI deve propiciar a aprendizagem de maneira contextualizada, relacionando a pessoa, o tempo e o espaço, em uma perspectiva de produção e transformação da sociedade, na qual o aluno é concebido como sujeito histórico inserido no âmbito dialógico-crítico, tendo o professor como um mediador. Palavras-chave: Ensino. História. Correntes teóricas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lia Machado Fiuza Fialho, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Pós-doutora e doutora em Educação, professora do Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará - UECE.

Charliton José dos Santos Machado, UFPB

Pós-doutor e doutor em Educação, professor do Departamento de Fundamentos da Educação da Universidade Federal da Paraíba - UFPB.

José Albio Moreira de Sales, Universidade Estadual do Ceará – UECE

Pós-doutor em Educação, Doutor em História, Professor do Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará – UECE.

Downloads

Publicado

21.02.2017

Como Citar

FIALHO, L. M. F.; MACHADO, C. J. dos S.; SALES, J. A. M. de. As teorias da história e a história ensinada no ensino fundamental. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, Brasil, v. 19, n. 3, p. 1043–1065, 2017. DOI: 10.18224/educ.v19i3.5465. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5465. Acesso em: 18 fev. 2025.

Edição

Seção

Ponto de Vista