A teoria do ensino para o desenvolvimento humano e o planejamento de ensino
José Carlos Libâneo
Resumo
Resumo: O texto apresenta a contribuição da teoria do ensino para o desenvolvimento de Vasili Davídov para o planejamento de ensino em instituições de formação de professores. Inicialmente, é trazida a problemática do ensino da didática e das didáticas especificas, permeada pela questão da dissociação entre conhecimento disciplinar e conhecimento pedagógico-didático nos currículos e metodologias de ensino. Em seguida, são apresentados os princípios e a estrutura conceitual da teoria do ensino para o desenvolvimento como uma via de superação dos impasses na formação pedagógica de formadores de professores, concluindo com indicações de procedimentos de planejamento e organização do ensino e aprendizagem com base nessa teoria.
Palavras-chave: teoria histórico-cultural; ensino desenvolvimental; didática; docência universitária; pedagogia universitária.
DOI:
https://doi.org/10.18224/educ.v19i2.5391
Direitos autorais 2017 José Carlos Libâneo
Rodapé - Educativa

Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição Sem Derivações 4.0 CC BY-NC-ND
EDUCATIVA | Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | e-ISSN 1983-7771 | Qualis CAPES Preliminar 2019 = B1
Visitantes - (04/09/2017 - 12/08/2021)
Fonte: Google Analytics.