Contribuições da Filosofia Educacional de John Dewey para a Geografia Escolar Brasileira

Autores

  • Beatriz A. Zanatta

DOI:

https://doi.org/10.18224/educ.v16i1.2771

Resumo

Resumo: este artigo é uma contribuição para o entendimento das formulações teóricas de John Dewey (1859-1952) acerca da educação e do ensino de Geografia. Busca-se analisar as ideias de Dewey que ainda na atualidade permeiam as práticas pedagógicas da Geografia Escolar, particularmente no que diz respeito aos procedimentos didáticos. O texto é o resultado de uma pesquisa bibliográfica que tomou como fontes essenciais obras tanto do pensamento educacional (Democracia e educação e Como pensamos, de John Dewey), quanto do pensamento geográfico (Metodologia do ensino geográfico: introdução aos estudos de Geografia Moderna, de Delgado de Carvalho), consideradas clássicas em nosso meio. As leituras indicaram que muitas das ideias e dos princípios de Dewey encontram-se presentes nas atuais propostas de ensino de Geografia, porém enriquecidas pelas reflexões de renomados teóricos do pensamento pedagógico e geográfico contemporâneo. Palavras-chave: Teorias da educação. Didática. Práticas pedagógicas. ensino de Geografia.

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Como Citar

ZANATTA, B. A. Contribuições da Filosofia Educacional de John Dewey para a Geografia Escolar Brasileira. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, Brasil, v. 16, n. 1, 2013. DOI: 10.18224/educ.v16i1.2771. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/47-64. Acesso em: 25 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Temáticos