A ANFOPE e a Base Comum Nacional: uma leitura da construção histórica articulada
DOI:
https://doi.org/10.18224/educ.v18i2.4557Resumo
Resumo: Neste artigo apresentam-se reflexões sobre o processo histórico de discussão da construção de uma Base Comum Nacional para a formação de pedagogos no Brasil. O eixo norteador é a ação do movimento social de educadores/as no período de reconstrução democrática, nas últimas décadas do século XX. Destaca-se a participação daqueles/as que se envolveram na Comissão Nacional de Reformulação dos Cursos de Formação do Educador (CONARCFE) e na Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE). Trata-se de pesquisa documental e resgate de relatos de professores que contribuíram historicamente para a criação da ANFOPE. Pontua-se a questão de gênero. Palavras-Chave: Base Comum Nacional, Pedagogia, ANFOPE.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 BY NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja Manifesto Brasileiro de Apoio ao Acesso Livre à Informação Científica).