<i>RIEN NE VAUT LA CHALEUR DE LA PRÃ?SENCE HUMAINE</i>: ENCURTANDO A DISTÃ?NCIA TRANSACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.18224/educ.v18i1.4265Resumo
Resumo: Conteúdos Educativas e Novas Literacias é uma disciplina do mestrado em Educação, Tecnologia Educativa, da Universidade do Minho. Entende-se o conceito de literacia de forma abrangente, reportando-se a todo um conjunto sofisticado de atividades significativas, situadas em contextos especÃficos. Narra-se e discute-se aqui a forma como a disciplina foi organizada, funcionou e foi avaliada â?? inteiramente online para catorze estudantes e blended para oito â??, focando as possibilidades/limitações de mediação providenciadas pela tecnologia, tendo em vista a superação da distância transacional e a valorização da comunicação interpessoal. Conclui-se que as possibilidades de superação desta distância dependem, especialmente, do professor. Palavras-chave: pedagogia universitária; pedagogia online; ensino a distância; distância transacional; novas literacias.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 BY NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja Manifesto Brasileiro de Apoio ao Acesso Livre à Informação Científica).