AS TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO ARTEFATO E COMO LINGUAGEM NO ENSINO DAS ARTES
DOI:
https://doi.org/10.18224/educ.v18i1.4261Resumo
Resumo: A presença das tecnologias digitais no ensino de artes tem sido evidenciada como uma realidade multiplicada em diferentes contextos. Além das artes, várias áreas do conhecimento se preocupam em estudar e compreender seu desenvolvimento, a partir de um tecnocentrismo e sua influência no papel mediador do professor. A lógica do usuário que age em função da máquina deve ser substituída pela lógica da intervenção. Neste contexto, discute-se a validade da experimentação que parte de dispositivos ou processos tecnológicos em quatro situações, localizando sua utilização como artefato e como linguagem na mediação do professor de artes. Palavras-chave: Artes. Intervenção. Tecnologia. Artefato. Linguagem.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 BY NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja Manifesto Brasileiro de Apoio ao Acesso Livre à Informação Científica).