Possibilidades Metodológicas na Pesquisa em Educação Matemática: o experimento didático

Autores

  • Manoel Oriosvaldo de Moura
  • Wellington Lima Cedro

DOI:

https://doi.org/10.18224/educ.v15i1.2439

Resumo

este trabalho apresenta um dos possíveis caminhos metodológicos para a pesquisa que tem como principal foco investigativo o processo de ensino e de aprendizagem na sala de aula de matemática: o experimento didático. Partindo, então, de um relato de uma investigação sobre o ensino da álgebra para crianças da educação básica, definiremos e caracterizaremos esta proposta metodológica. Além disso, abordaremos as principais contribuições e as dificuldades que permeiam uma atividade investigativa desenvolvida sobre as bases teóricas do experimento didático. Palavras-chave: Experimento didático. Pesquisa na sala de aula. Metodologias de pesquisa. Ensino de álgebra. Atividades de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

DE MOURA, M. O.; CEDRO, W. L. Possibilidades Metodológicas na Pesquisa em Educação Matemática: o experimento didático. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, Brasil, v. 15, n. 1, p. 25–38, 2013. DOI: 10.18224/educ.v15i1.2439. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/2439. Acesso em: 18 fev. 2025.

Edição

Seção

Artigos Temáticos