Possibilidades Metodológicas na Pesquisa em Educação Matemática: o experimento didático
DOI:
https://doi.org/10.18224/educ.v15i1.2439Resumo
este trabalho apresenta um dos possíveis caminhos metodológicos para a pesquisa que tem como principal foco investigativo o processo de ensino e de aprendizagem na sala de aula de matemática: o experimento didático. Partindo, então, de um relato de uma investigação sobre o ensino da álgebra para crianças da educação básica, definiremos e caracterizaremos esta proposta metodológica. Além disso, abordaremos as principais contribuições e as dificuldades que permeiam uma atividade investigativa desenvolvida sobre as bases teóricas do experimento didático. Palavras-chave: Experimento didático. Pesquisa na sala de aula. Metodologias de pesquisa. Ensino de álgebra. Atividades de ensino.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 BY NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja Manifesto Brasileiro de Apoio ao Acesso Livre à Informação Científica).