Educando Pelo Corpo: saberes e práticas na instrução pública primária paranaense (finais do Séc. XIX, início do Séc. XX)

Autores

  • Marcus Aurélio Taborda de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.18224/educ.v9i2.158

Resumo

Neste trabalho procuro localizar um debate sobre a educação do corpo na escola primária brasileira entre os anos finais do século XIX e iniciais do século XX. Percorrendo fontes de natureza diversa, localizo em diferentes registros a ênfase sobre uma necessária educação do corpo dos escolares como uma das principais vias de modernização e civilização da sociedade. Inscrito na perspectiva de uma história do currículo, o trabalho pretende problematizar uma hipótese a ser ainda refinada, mais do que afirmar como definitivos os pressupostos aqui explorados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

OLIVEIRA, M. A. T. de. Educando Pelo Corpo: saberes e práticas na instrução pública primária paranaense (finais do Séc. XIX, início do Séc. XX). Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, Brasil, v. 9, n. 2, p. 185–199, 2007. DOI: 10.18224/educ.v9i2.158. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/158. Acesso em: 9 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos Temáticos