FORMAÇÃO DE PROFESSORES E TEATRO NA ESCOLA: AUSÊNCIA NATURALIZADA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18224/educ.v26i1.14133

Palavras-chave:

Arte/Educação, Ensino de teatro, Formação de professores em Teatro, Cultura escolar

Resumo

Este artigo tem como objetivo debater os contextos de formação inicial do professor em artes cênicas em Goiás e suas implicações no ensino de arte-teatro nas escolas públicas. Recorremos a autores como Barbosa (1978), Charlot (2013), Matias (2020), Manzi (2019) para pensar o lugar do teatro na escola e a formação de professores.  Enfrentamos o problema do preenchimento do quadro da modulação da escola com professor não licenciado na área, acarretando fatores que comprometem o ensino e aprendizado do teatro na escola. Refletimos a seguir sobre práticas que descaracterizam a identidade do profissional em artes cênicas, fragilizando tanto o ensino e a aprendizagem dessa arte quanto seu lugar já hostilizado no contexto social. Também percorremos marcos legais do processo de formação de professores de teatro.

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Biografia do Autor

Eliane da Silva Lima, Secretaria Estadual de Educação de Goiás

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Inhumas. Assessora de Gestão Pedagógica na Secretaria Estadual de Educação de Goiás.

Cristyane Batista Leal, Faculdade de Inhumas, Goiás, Brasil.

Doutora em Literatura pela Universidade Federal de Goiás. Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Inhumas.

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Publicado

05.03.2024

Como Citar

DA SILVA LIMA, E.; BATISTA LEAL, C. FORMAÇÃO DE PROFESSORES E TEATRO NA ESCOLA: AUSÊNCIA NATURALIZADA. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, Brasil, v. 26, n. 1, p. 18 páginas, 2024. DOI: 10.18224/educ.v26i1.14133. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/14133. Acesso em: 13 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos Temáticos