FORMAÇÃO DE PROFESSORES E TEATRO NA ESCOLA: AUSÊNCIA NATURALIZADA
DOI:
https://doi.org/10.18224/educ.v26i1.14133Palavras-chave:
Arte/Educação, Ensino de teatro, Formação de professores em Teatro, Cultura escolarResumo
Este artigo tem como objetivo debater os contextos de formação inicial do professor em artes cênicas em Goiás e suas implicações no ensino de arte-teatro nas escolas públicas. Recorremos a autores como Barbosa (1978), Charlot (2013), Matias (2020), Manzi (2019) para pensar o lugar do teatro na escola e a formação de professores. Enfrentamos o problema do preenchimento do quadro da modulação da escola com professor não licenciado na área, acarretando fatores que comprometem o ensino e aprendizado do teatro na escola. Refletimos a seguir sobre práticas que descaracterizam a identidade do profissional em artes cênicas, fragilizando tanto o ensino e a aprendizagem dessa arte quanto seu lugar já hostilizado no contexto social. Também percorremos marcos legais do processo de formação de professores de teatro.
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