PERCEPÇÕES QUANTO AO(S) PROCESSO(S) DE FORMAÇÃO DE SUJEITOS-PROFESSORES HOMENS NA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18224/educ.v26i1.14124

Palavras-chave:

Sujeitos-professores, Docência, Educação infantil, Habitus escolar

Resumo

Este artigo aborda sobre a atuação de professores na Educação Infantil e a partir de um recorte da pesquisa cujo objetivo foi apresentar alguns elementos do(s) processo(s) de formação a que sujeitos-professores homens se entregam para atuarem na Educação Infantil. Os dados foram obtidos por meio de narrativas orais recolhidas de quatro professores homens participantes da investigação e de três gestoras das instituições onde estes atuavam. Os resultados sinalizam que, na procura por desvelar as percepções dos próprios sujeitos-professores na docência da Educação Infantil, balizadas pelo habitus escolar, evidencia-se o estranhamento destes pela comunidade escolar da Educação Infantil, principalmente, no que tange à compreensão das especificidades quanto ao cuidar e educar.

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Biografia do Autor

Patrícia Gouvêa Nunes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano

Doutoranda em Ciências da Educação (Universidade do Minho, Braga, Portugal). Mestra em Educação (Pontifícia Universidade Católica de Goiás). Professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano, Campus Rio Verde.

Lucia Helena Rincon Afonso, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Doutora em Educação (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil). Docente permanente no Progrma de Pós-graduaçaõ em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás - Linha de Pesquisa Estado, Políticas e Instituições Educacionais.

Rosenilde Nogueira Paniago, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano

Doutora em Ciências da Educação. Universidade do Minho, Portugal. Professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano, Campus Rio Verde,Goiás, Brasil.

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Publicado

05.03.2024

Como Citar

GOUVÊA NUNES, P.; RINCON AFONSO, L. H.; NOGUEIRA PANIAGO, R. PERCEPÇÕES QUANTO AO(S) PROCESSO(S) DE FORMAÇÃO DE SUJEITOS-PROFESSORES HOMENS NA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, Brasil, v. 26, n. 1, p. 22 páginas, 2024. DOI: 10.18224/educ.v26i1.14124. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/14124. Acesso em: 15 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos Temáticos