UMA PERSPECTIVA REFLEXIVA PARA A SUPERVISÃO PEDAGÓGICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18224/educ.v26i1.14122

Palavras-chave:

Ação transformadora, Supervisão Pedagógica

Resumo

Ao partir da compreensão de que a supervisão pedagógica é uma atividade escolar tida como o suporte da garantia de qualidade de ensino, busca-se neste artigo fazer uma análise crítica sobre a prática de supervisão pedagógica nas escolas. Ao refletir esta temática numa abordagem qualitativa, intenta-se trazer possíveis abordagens na perspectiva transformadora, humanizadora e emancipatória da atividade de supervisão pedagógica, que possam se constituir como referência para contextos que se servem desta atividade em busca de garantir a qualidade do ensino e de aprendizagem, principalmente o contexto moçambicano, em que a autora atua como docente, com vistas a construir uma escola de qualidade, democrática, autônoma. Trata- se de um estudo bibliográfico que, para sustentar o tema em análise e enriquecer a sua abordagem, recorreu-se a autores que discutem sobre a temática em alusão, pautando-se principalmente em Rangel (2008), Saviani (1979), Ronca e Gonçalves (2006), Cardoso (2011), Alarcão e Tavares (2003).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ancha Quimuenhe, Universidade Rovuma (Mozambique)

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Docente efetiva da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Rovuma (Moçambique).

Referências

ALARCÃO, Isabel; TAVARES, José. Supervisão da Prática Pedagógica: Uma perspectiva de desenvolvimento e aprendizagem. 2 ed. Coimbra: Edições Almedina, AS, 2003.

ALONSO, Myrtes. A Supervisão e o Desenvolvimento Profissional do Professor. In: FERREIRA, Naura Syria Carapeto (Org). Supervisão educacional para uma escola de qualidade: da formação à ação. 7 ed. São Paulo: Cortez, 2008, p. 167-181.

ALVES, Nilda; GARCIA, Regina Leite. Rediscutindo o papel dos diferentes profissionais da escola na contemporaneidade. In: FERREIRA, Naura Syria Carapeto (Org). Supervisão educacional para uma escola de qualidade: da formação à ação. 7 ed. São Paulo: Cortez, 2008, p. 125-141.

ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. 7ed. São Paulo: Editora Perspectiva, 2014.

BIANCHETTI, Roberto Geraldo. Modelo neoliberal e políticas educacionais. 2ed. São Paulo: CORTEZ EDITORA, 1999.

CAMPOS, Francisco Itami. Ciência Política: Introdução a Teoria de Estado. s/ed. Goiânia: Editora Vieira, 2005.

CARDOSO, Heloísa. Supervisão: um exercício de democracia ou de autoritarismo? Educação & supervisão: o trabalho coletivo na escola. São Paulo: Cortez, 2011.

COOMONTE, Antônio Vara. Condições Socioculturais da escola. In: FERREIRA, Naura Syria Carapeto (Org). Supervisão Educacional para uma escola de qualidade: da formação à ação. 7 ed. São Paulo: Cortez, 2008, p. 39-68.

FELDFEBER, Myriam; REDONDO, Patrícia; THISTED, Sofia. Os supervisores: sujeitos-chave num processo de mudança? Reflexões sobre o caso argentino. In: FERREIRA, Naura Syria Carapeto (Org). Supervisão educacional para uma escola de qualidade: da formação à ação. 7 ed. São Paulo: Cortez, 2008.

FORMOZINHO, Júlia Oliveira. A Supervisão na Formação de Professores – da Sala à Escola. s/ed. tradutora Sara Barros Araújo. Portugal: Porto Editora, LDA, 2002. Coleção Infância.

FREIRE, Paulo, 1921 - 1997. Educação e mudança / Paulo Freire; prefacio Moacir Gadotti; tradução Lilian Lopes Martin.36 ed ver. e atual. - São Paulo: Paz e Terra, 2014.

LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da Escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. 28 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2014.

MATOS, Osmeire Pinheiro. Supervisão Educacional: Uma reflexão sobre o seu papel na escola de hoje. 1ed. Curitiba: Appris, 2018.

PARO, Vitor Henrique. Gestão democrática da escola pública. 4ed. obra revista e atualizada. São Paulo: Cortez, 2017.

RANGEL, Mary. Supervisão: do sonho à ação – uma prática em transformação. In: FERREIRA, Naura Syria Carapeto (Org). Supervisão educacional para uma escola de qualidade: da formação à ação. 7 ed. São Paulo: Cortez, 2008.

RONCA, Antônio Carlos Caruso; GONÇALVES, Carlos Luiz M. S. A Supervisão Escolar: um urgente desafio. In: ALVES, Nilda (Coord). Educação e Supervisão: o trabalho coletivo na escola. 11ed. São Paulo: Cortez, 2006.

SAVIANI, Dermeval. A supervisão educacional: seu sentido, sua característica básica. In: Anais do 2º Encontro Nacional de Supervisores de Educação. Curitiba, Aparse, 1979, p. 102 – 108.

VIEIRA, Flávia et all. Formação reflexiva de professores e pedagogia para a autonomia: para a constituição de um quadro ático e conceptual da supervisão pedagógica. In: No caleidoscópio da Supervisão: Imagens da Formação e da Pedagogia. Flavia Vieira, at all. s/ed. Portugal: Edições Pedago, Lda, fevereiro, 2006, p. 15-44.

VIEIRA, Flávia. Para uma visão transformadora da supervisão pedagógica. Educ. Soc., Campinas, vol. 29, n. 105, p. 197 – 217, jan/abr. 2009.

Downloads

Publicado

05.03.2024

Como Citar

QUIMUENHE, A. UMA PERSPECTIVA REFLEXIVA PARA A SUPERVISÃO PEDAGÓGICA. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, Brasil, v. 26, n. 1, p. 16 páginas, 2024. DOI: 10.18224/educ.v26i1.14122. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/14122. Acesso em: 13 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos Temáticos