UMA PERSPECTIVA REFLEXIVA PARA A SUPERVISÃO PEDAGÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.18224/educ.v26i1.14122Palavras-chave:
Ação transformadora, Supervisão PedagógicaResumo
Ao partir da compreensão de que a supervisão pedagógica é uma atividade escolar tida como o suporte da garantia de qualidade de ensino, busca-se neste artigo fazer uma análise crítica sobre a prática de supervisão pedagógica nas escolas. Ao refletir esta temática numa abordagem qualitativa, intenta-se trazer possíveis abordagens na perspectiva transformadora, humanizadora e emancipatória da atividade de supervisão pedagógica, que possam se constituir como referência para contextos que se servem desta atividade em busca de garantir a qualidade do ensino e de aprendizagem, principalmente o contexto moçambicano, em que a autora atua como docente, com vistas a construir uma escola de qualidade, democrática, autônoma. Trata- se de um estudo bibliográfico que, para sustentar o tema em análise e enriquecer a sua abordagem, recorreu-se a autores que discutem sobre a temática em alusão, pautando-se principalmente em Rangel (2008), Saviani (1979), Ronca e Gonçalves (2006), Cardoso (2011), Alarcão e Tavares (2003).
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