DE MAGISTRO: O ENSINO EM SANTO TOMÁS DE AQUINO
DOI:
https://doi.org/10.18224/educ.v26i1.13646Palavras-chave:
Ensino, Formação, Tomás de AquinoResumo
Este trabalho foi elaborado a partir dos estudos desenvolvidos na disciplina - Fundamentos da Educação - do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Goiás, PPGE/Inhumas. Com base no referencial bibliográfico disponibilizado durante a referida disciplina, o objetivo deste artigo é: compreender a concepção de ensino sob a perspectiva da formação, a partir da obra - De Magistro: sobre o mestre, de Tomás de Aquino. Para isso, o texto estabelece uma aproximação da vida de Tomás de Aquino no contexto histórico educacional, em especial das universidades na Idade Média, no sentido de compreender o movimento do pensamento de Aquino com vistas a pensar a responsabilidade do mestre no trabalho intelectual junto ao estudante no sentido de ir da potência ao ato no que refere à formação. O estudo possibilitou a compreensão de que o ensino supõe a relação mestre e discípulo e, mesmo que ambos estejam em lugares diferentes do ponto de vista do conhecimento, buscam a mesma coisa, o saber. Os sinais que o mestre dá para o discípulo o inspira a conhecer aquilo que ainda não sabe ou sabe de modo superficial. O ensino, portanto, é um trabalho intelectual que não se realiza sem que haja reconhecimento da importância do trabalho em si e clareza por parte do mestre em relação à sua responsabilidade quanto ao trabalho que realiza. Assim, antes de tudo, supõe liberdade do pensamento e exercício da autonomia intelectual do mestre e do discípulo na busca do saber.
Downloads
Referências
ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2012.
AQUINO, Tomás de. Sobre o mestre. In: De Magistro (Questões disputadas sobre a verdade, q.XI). 1ª ed. Campinas: CEDET, 2017.
BARCELOS, Simone de Magalhães Vieira. O Ensino em Tomás de Aquino. Bra. J. Educ. Tech. Soc., v. 8, n.1, p. 55-63, 2015
CARDOSO, Liliane Barros de Almeida. O sentido da docência no pensamento de Tomás de Aquino. 36ª Reunião Nacional da ANPEd – 29 de setembro a 02 de outubro de 2013, Goiânia-GO
COÊLHO, Ildeu Moreira. Escritos sobre o sentido da escola. 1ª ed. Campinas: Mercado de Letras, 2012.
COÊLHO, Ildeu Moreira. Universidade e Ensino: treino ou formação? In: COÊLHO, Ildeu Moreira; FURTADO Rita Márcia Magalhães (orgs) Universidade, Cultura, Saber e Formação. Campinas: Mercado de Letras, 2016.
A HIERARQUIA. Mosteiro de São Bento de São Paulo, 2020. Disponível em: https://www.mosteirodesaobentosp.com.br/hierarquia Acesso em 11/01/2023.
NASCIMENTO, Carlos Arthur R. Santo Tomás de Aquino. O Boi Mudo da Sicília. 2ª ed. São Paulo: Educ, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 BY NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja Manifesto Brasileiro de Apoio ao Acesso Livre à Informação Científica).