DE MAGISTRO: O ENSINO EM SANTO TOMÁS DE AQUINO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18224/educ.v26i1.13646

Palavras-chave:

Ensino, Formação, Tomás de Aquino

Resumo

Este trabalho foi elaborado a partir dos estudos desenvolvidos na disciplina - Fundamentos da Educação - do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Goiás, PPGE/Inhumas. Com base no referencial bibliográfico disponibilizado durante a referida disciplina, o objetivo deste artigo é: compreender a concepção de ensino sob a perspectiva da formação, a partir da obra - De Magistro: sobre o mestre, de Tomás de Aquino. Para isso, o texto estabelece uma aproximação da vida de Tomás de Aquino no contexto histórico educacional, em especial das universidades na Idade Média, no sentido de compreender o movimento do pensamento de Aquino com vistas a pensar a responsabilidade do mestre no trabalho intelectual junto ao estudante no sentido de ir da potência ao ato no que refere à formação. O estudo possibilitou a compreensão de que o ensino supõe a relação mestre e discípulo e, mesmo que ambos estejam em lugares diferentes do ponto de vista do conhecimento, buscam a mesma coisa, o saber. Os sinais que o mestre dá para o discípulo o inspira a conhecer aquilo que ainda não sabe ou sabe de modo superficial. O ensino, portanto, é um trabalho intelectual que não se realiza sem que haja reconhecimento da importância do trabalho em si e clareza por parte do mestre em relação à sua responsabilidade quanto ao trabalho que realiza. Assim, antes de tudo, supõe liberdade do pensamento e exercício da autonomia intelectual do mestre e do discípulo na busca do saber.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucila Menezes Guedes Monferrari, Universidade Estadual de Goiás

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual de Goiás.

Simone Magalhães Vieira Barcelos, Universidade Estadual de Goiás

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás. Professora Permanente e Vice coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Goiás. 

Marlene Barbosa de Freitas Reis, Universidade Estadual de Goiás

Pós-Doutora em Gestão da Informação e Conhecimento pela Universidade do Porto, Portugal. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Goiás.

Liliane Barros de Almeida, Universidade Estadual de Goiás

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Goiás.

Referências

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2012.

AQUINO, Tomás de. Sobre o mestre. In: De Magistro (Questões disputadas sobre a verdade, q.XI). 1ª ed. Campinas: CEDET, 2017.

BARCELOS, Simone de Magalhães Vieira. O Ensino em Tomás de Aquino. Bra. J. Educ. Tech. Soc., v. 8, n.1, p. 55-63, 2015

CARDOSO, Liliane Barros de Almeida. O sentido da docência no pensamento de Tomás de Aquino. 36ª Reunião Nacional da ANPEd – 29 de setembro a 02 de outubro de 2013, Goiânia-GO

COÊLHO, Ildeu Moreira. Escritos sobre o sentido da escola. 1ª ed. Campinas: Mercado de Letras, 2012.

COÊLHO, Ildeu Moreira. Universidade e Ensino: treino ou formação? In: COÊLHO, Ildeu Moreira; FURTADO Rita Márcia Magalhães (orgs) Universidade, Cultura, Saber e Formação. Campinas: Mercado de Letras, 2016.

A HIERARQUIA. Mosteiro de São Bento de São Paulo, 2020. Disponível em: https://www.mosteirodesaobentosp.com.br/hierarquia Acesso em 11/01/2023.

NASCIMENTO, Carlos Arthur R. Santo Tomás de Aquino. O Boi Mudo da Sicília. 2ª ed. São Paulo: Educ, 2003.

Downloads

Publicado

15.01.2024

Como Citar

MENEZES GUEDES MONFERRARI, L.; MAGALHÃES VIEIRA BARCELOS, S.; BARBOSA DE FREITAS REIS, M.; BARROS DE ALMEIDA, L. DE MAGISTRO: O ENSINO EM SANTO TOMÁS DE AQUINO. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, Brasil, v. 26, n. 1, p. 25 páginas, 2024. DOI: 10.18224/educ.v26i1.13646. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/13646. Acesso em: 13 out. 2024.

Edição

Seção

Temas em Debate