O NEGACIONISMO CIENTÍFICO DO TEMPO PRESENTE E OS DESAFIOS PARA AS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18224/educ.v26i1.13246

Palavras-chave:

Negacionismo científico, Educação., Cultura

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar as implicações socioculturais do negacionismo científico do tempo presente, especialmente durante o período de maior intensidade da COVID-19 (março de 2020-maio de 2022). A partir das experiências coletivas vivenciadas neste período, destaca-se a negação dos conhecimentos científicos como um problema preocupante para a sociedade. Para analisar essa questão, utiliza-se das contribuições teóricas de Bauman (1997), Sagan (1996), Castells (1996) e Freire (1977). Concluiu-se que a Educação, em particular, e as Ciências Humanas e Sociais, em geral, precisam assumir um compromisso político e social na construção de uma cultura científica como forma de minimizar as consequências do negacionismo científico na história.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aldimar Jacinto Duarte, PUC Goiás

Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1995), mestrado em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Goiás (1999) e doutorado em educação pela Universidade Federal de Goiás (2012). Atualmente é professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica de Goiás.. É Professor do Programa de Pós Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado - da PUC Goiás e, pesquisador nas áreas de juventude e, história e memória em: EJA, Educação Popular e Movimentos Sociais.

Referências

BAUMAN, Zygmunt. Ética pós-moderna. São Paulo: Editora Paulus, 1997.

BURK, Edmund. Reflexões sobre a revolução em França. Brasília: Editora da UNB, 1982.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede: (a era da informação: economia, sociedade e cultura). São Paulo: Paz e Terra, 1999.

BRAUDEL, Fernand. O espaço e a história no mediterrâneo. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1985.

FERRAN, Maureen. Corbevax, a vacina sem patente que pode mudar o cenário global da pandemia. Revista Galileu. Disponível em: https:// revistagalileu. globo.com/Ciencia/Saude/noticia/2022/02/corbevax-vacina-sem-patente-que-pode -mudar-o-cenario-global-da-pandemia.html. Acesso em: 08 mar. 2023.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra,1977.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GARCIA, Rafael. 7% dos brasileiros afirmam que a terra é plana, mostra a pesquisa. Folha de São Paulo. Disponível em: https://www1.folha. uol.com. br/ ciencia/2019/07/7-dos-brasileiros-afirmam-que-terra-e-plana-mostra-pesquisa. shtml. Acesso em: 08 mar. 2023.

GRAMSCI, Antônio. Cadernos do Cárcere, volume 2. Os intelectuais. O princípio educativo. Jornalismo. Rio de Janeiro: Editora Civilização brasileira, 2000.

GRAMCI, Antônio. Concepção dialética da história. Rio de Janeiro: Editora civilização brasileira, 1995.

LOPES, Raquel. Ainda há médicos receitando remédios ineficazes contra a Covid no SUS, diz Carlos Lula. Folha de São Paulo, 09/02/2022. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2022/02/ainda-ha-medicos-receitando-remedios-ineficazes-contra-a-covid-no-sus-diz-carlos-lula.shtml. Acesso em: 08 mar. 2023.

PALERMO, Laura; FINCHELSTEIN, Federico. Os antivacina e sua 'liberdade' para nos contagiar. Disponível em: https://www1.folha. uol.com .br/colunas/ latinoamerica21/2021/10/os-antivacina-e-sua-liberdade-para-nos-contagiar. html Acesso em: 08 mar. 2023.

SAGAN, Carl. O mundo assombrado pelos demônios. Ciência vista como uma vela acesa no escuro. São Paulo: Companhia das letras, 1996.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 2. ed. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1991. Coleção polêmicas do nosso tempo, v. 40.

UJVARI. Stefan Cunha. A história da humanidade contada pelos vírus, bactérias, parasitas e outros microrganismos. São Paulo: contexto, 2008.

UJVARI. Stefan Cunha. Pandemias: a humanidade em risco. São Paulo: contexto, 2011.

WEAVER, Richard M. As ideias têm consequências. São Paulo: Editora É Realizações, +2012.

Downloads

Publicado

15.01.2024

Como Citar

DUARTE, A. J. O NEGACIONISMO CIENTÍFICO DO TEMPO PRESENTE E OS DESAFIOS PARA AS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, Brasil, v. 26, n. 1, p. 22 páginas, 2024. DOI: 10.18224/educ.v26i1.13246. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/13246. Acesso em: 13 out. 2024.

Edição

Seção

Ponto de Vista