ENSINO DESENVOLVIMENTAL E LITERATURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO LINGUAGEM ESCRITA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18224/educ.v26i1.12443

Palavras-chave:

Ensino desenvolvimental, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Trabalho pedagógico, Literatura, Linguagem escrita

Resumo

O artigo apresenta uma síntese e os principais achados de uma pesquisa de doutorado desenvolvida entre 2018 e 2019 sobre o trabalho pedagógico com a literatura nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental fundamentado na perspectiva da teoria do ensino desenvolvimental, particularmente na obra de Davydov (1982; 1987; 1988). O objetivo da investigação foi compreender a relação entre o trabalho pedagógico com a literatura e o desenvolvimento da linguagem escrita nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Buscamos evidenciar, a partir dos pressupostos pedagógico-didáticos do ensino desenvolvimental, como o trabalho pedagógico com a literatura pode ser organizado de forma a impulsionar o desenvolvimento da linguagem escrita e também da imaginação e da criatividade dos estudantes. Para alcançar esses objetivos, realizamos uma intervenção didática numa turma do quarto ano de uma escola municipal da cidade de Goiânia, Goiás. A análise das tarefas de estudo propostas para os estudantes ao longo da intervenção nos permite afirmar que o trabalho pedagógico com o texto literário, organizado a partir das premissas psicológicas e didáticas do ensino desenvolvimental, possibilitou que a maioria dos estudantes desenvolvesse motivos mais conscientes para a realização da leitura e da produção literária, bem como foram identificados e analisados indícios de que as tarefas realizadas incidiram no desenvolvimento e/ou aprimoramento de determinadas habilidades de leitura e escrita.

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Biografia do Autor

Mara Cristina de Sylvio, Secretaria Municipal de Educação de Goiânia

Doutora em Educação. Profi ssional da Educação na Secretaria Municipal de Educação de Goiânia.

Sandra Valéria Limonta Rosa, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Educação. Professora associada da Faculdade de Educação da UFG.

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Publicado

15.01.2024

Como Citar

DE SYLVIO, M. C.; LIMONTA ROSA, S. V. ENSINO DESENVOLVIMENTAL E LITERATURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO LINGUAGEM ESCRITA. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, Brasil, v. 26, n. 1, p. 26 páginas, 2024. DOI: 10.18224/educ.v26i1.12443. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/12443. Acesso em: 15 out. 2024.

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