ENSINO DESENVOLVIMENTAL E LITERATURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO LINGUAGEM ESCRITA
DOI:
https://doi.org/10.18224/educ.v26i1.12443Palavras-chave:
Ensino desenvolvimental, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Trabalho pedagógico, Literatura, Linguagem escritaResumo
O artigo apresenta uma síntese e os principais achados de uma pesquisa de doutorado desenvolvida entre 2018 e 2019 sobre o trabalho pedagógico com a literatura nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental fundamentado na perspectiva da teoria do ensino desenvolvimental, particularmente na obra de Davydov (1982; 1987; 1988). O objetivo da investigação foi compreender a relação entre o trabalho pedagógico com a literatura e o desenvolvimento da linguagem escrita nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Buscamos evidenciar, a partir dos pressupostos pedagógico-didáticos do ensino desenvolvimental, como o trabalho pedagógico com a literatura pode ser organizado de forma a impulsionar o desenvolvimento da linguagem escrita e também da imaginação e da criatividade dos estudantes. Para alcançar esses objetivos, realizamos uma intervenção didática numa turma do quarto ano de uma escola municipal da cidade de Goiânia, Goiás. A análise das tarefas de estudo propostas para os estudantes ao longo da intervenção nos permite afirmar que o trabalho pedagógico com o texto literário, organizado a partir das premissas psicológicas e didáticas do ensino desenvolvimental, possibilitou que a maioria dos estudantes desenvolvesse motivos mais conscientes para a realização da leitura e da produção literária, bem como foram identificados e analisados indícios de que as tarefas realizadas incidiram no desenvolvimento e/ou aprimoramento de determinadas habilidades de leitura e escrita.Downloads
Referências
ARENA, Dagoberto Buim. A literatura infantil como produção cultural e como instrumento de iniciação da criança no mundo da cultura escrita. In: SOUZA, Renata Junqueira de et al. Compreender estratégias de leitura. Campinas: Mercado das Letras, 2010. p. 55-79.
ARENA, Dagoberto Buim. Significado e sentido em Jakubinskij, Volochinov, Medviédev e Bakhtin. In: MILLER, Stela; MENDONÇA, Sueli Guadelupe de Lima; KOHLE, Érika Christina (org.). Significado e sentido na educação para a humanização. Marília-SP: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2019. p. 55-79.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. São Paulo: Editora 34, 2016.
BISPO, Dalila Santos. Leitura, compreensão e produção textual: o gênero fábula em cena. 2018. 101 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2018.
BRASIL. Resolução CNE/CP. nº 2, de 22 de dezembro de 2017. Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação e Cultura, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_site.pdf. Acesso em: 22 dez. 2018.
BRASIL. Resolução CNE/CP. nº 7, de 14 de dezembro de 2010. Fixa diretrizes curriculares nacionais para o ensino fundamental de nove anos. Brasília: Ministério da Educação e Cultura, 2010.
CANDIDO, Antônio. O direito à literatura. In: CÂNDIDO, Antônio. Vários escritos. 4. ed. Rio de Janeiro: Editora Duas Cidades, 2004. p. 169-191.
CÂNDIDO, Antônio. A literatura e a formação do homem. In: CÂNDIDO, Antônio. Textos de intervenção. São Paulo: Editora 34, 2002. p. 81-90.
DANGIÓ, Meire Cristina dos Santos; MARTINS, Lígia Márcia. A alfabetização sob o enfoque histórico-crítico: contribuições didáticas. Campinas, SP: Autores Associados, 2018.
DAVIDOV, Vasili V. O desenvolvimento psíquico da criança. In: PUENTES, Roberto Valdés; CARDOSO, Cecília Garcia Coelho; AMORIM, Paula Alves Prudente (org.). Teoria da atividade de estudo: contribuições de D. B Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin. Curitiba: CRV, 2019a. p. 176-190.
DAVIDOV, Vasili V. Conteúdo e estrutura da atividade de estudo. In: PUENTES, Roberto Valdés; CARDOSO, Cecília Garcia Coelho; AMORIM, Paula Alves Prudente (org.). Teoria da atividade de estudo: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin. Curitiba: CRV, 2019b. p. 215-233.
DAVIDOV, Vasili V. Uma nova abordagem para o entendimento do conteúdo e estrutura da atividade. In: PUENTES, Roberto Valdés; CARDOSO, Cecília Garcia Coelho; AMORIM, Paula Alves Prudente (org.). Teoria da atividade de estudo: contribuições de D. B Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin. Curitiba: CRV, 2019c. p. 290-300.
DAVIDOV, Vasili V. La actividad de estúdio em la edad escolar inicial. In: DAVIDOV, Vasili. La enseñanza escolar y el desarrollo psíquico: investigación psicológica teórica y experimental. Móscu, Editorial Progreso 1988. p. 158-172.
DAVÍDOV, Vasili V. Análisis de los principios didácticos de la escuela tradicional y posibles princípios de enseñanza en el futuro próximo. In: SHUARE, M. La psicologia Evolutiva y pedagógica em la URSS: Antologia. Moscú: Editorial Progresso, 1987. p. 143-155.
DAVIDOV, Vasili V.; MÁRKOVA, A. La concepción de la actividad de estúdio de los escolares. In: La psicologia evolutiva y pedagógica em la URSS: antologia. Móscu: Editorial Progreso, 1987. p. 316-337.
DAVYDOV, Vasili V. Tipos de generalización en la enseñanza. Havana: Pueblo y Educación, 1982.
DOMINGOS, Tatiana Custódio. Do desenho à escrita: contribuições da teoria histórico-cultural para a organização do ensino da linguagem escrita. 2017.
f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2017.
FREITAS. Raquel A. Marra da Madeira; LIBÂNEO, José Carlos. Didática desenvolvimental e políticas educacionais para a escola no Brasil. Linhas Críticas, Brasília, v. 24, p. 367-387, jan./dez. 2019.
GARCIA-REIS, Andreia Rezende; GODOY, Ariane Rodrigues Gomes Leite. O ensino de leitura nos anos iniciais do ensino fundamental: a proposta da Base Nacional Comum Curricular. Currículo sem Fronteiras, v. 18, n. 3, p. 1025-1043, set./dez. 2018. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol18iss3articles/reis-godoy.pdf. Acesso em: 31 mar. 2022.
LEONTIEV, Alexis N. O desenvolvimento do psiquismo. 2. ed. São Paulo: Centauro Editora, 2004.
LUCENA, Liliane Lopes de. Os gêneros textuais na escola: um olhar transdisciplinar para os anos iniciais do ensino fundamental. 2018. 172 f. Dissertação (Mestrado em Letras) -Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018.
LURIA, Alexander R. Pensamento e linguagem: as últimas conferências de Luria. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987.
MEDEIROS, Wanderléia da Silva Antunes. O ensino da produção de texto do gênero fábula no 4º ano do Ensino Fundamental do município de Marília. 2016. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de São
Paulo, Presidente Prudente, 2016.
MORTATTI, Maria do Rosário Longo. Na história do ensino da literatura no Brasil: problemas e possibilidades para o século XXI. Educar em Revista, Curitiba, n. 52, p. 23-43, abr./jun. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/Sfw6w7jqDz4nrJpVxLPCFrn/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 31 mar. 2022.
OLIVEIRA, L. V. Leitura e escrita: representações sociais de professores, estudantes, pedagogas e diretoras da educação básica. 2019. 291 f. Tese (Doutorado em Educação) -Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2019.
REZENDE, Neide Luzia de. Leitura e escrita literárias no âmbito escolar: situação e perspectivas. Estudos Avançados. São Paulo, v. 32 n. 93, p. 93-105, maio/ago. 2018.
SANTOS, Flávio Renato dos. A escrita de gêneros textuais por alunos do ensino fundamental. 2018. 192 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, São Paulo, 2018.
SASAKI, Aline Harumi; SFORNI, Marta Sueli Farias. Desenvolvimento do pensamento na educação escolar e a unidade afetivo-cognitiva. In: FIRBIDA, Fabíola Batista Gomes; FACCI, Marilda Gonçalves Dias; BARROCO, Sônia Maria Shima (org.). O desenvolvimento das funções psicológicas superiores na psicologia histórico-cultural: contribuições à psicologia e à educação. Uberlândia:
Navegando Publicações, 2021, p. 128-138.
SILVA, Greice Ferreira da. Significado, sentido e o trabalho pedagógico: a leitura e a escrita nos anos iniciais do ensino fundamental. In: MILLER, Stela; MENDONÇA, Sueli Guadalupe de Lima; KOHLE, Érika Christina (org.). Significado e sentido na educação para a humanização. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2019. p. 115-132.
SILVA, Greice Ferreira da; ARENA, Dagoberto Buim. O pequeno leitor e o processo de mediação de leitura literária. Álabe, n. 6, p. 01-14, jul./dez. 2012. Disponível em: http://revistaalabe.com/index/alabe/issue/view/6/showToc. Acesso em: 13 jan. 2022.
TEIXEIRA, Lucinéia Justo. Análise de uma proposta interdisciplinar: literatura e ciências nos anos iniciais do ensino fundamental. 2020. 92 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2020.
TOCCHIO, Luciana Skora. Cuidado com os lobinhos! Aproximações entre ensino de ciências e literatura no 3º ano do ensino fundamental. 2019. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
VIDIGAL, Letícia; FRANCO, Sandra Aparecida Pires. A categoria dialética essência e aparência no ensino de estratégias de compreensão leitora. Linha Mestra, v. 15, n. 43, p. 7-17, jan./abr. 2021.
VYGOTSKY, Lev Semenovitch. Imaginação e criatividade na infância. Lisboa, Portugal: Dinalivro, 2012a.
VYGOTSKI, Lev S. Obras Escogidas: Problemas del desarrollo de la psique - Tomo III. Madrid: Machado Libros, 2012b.
VYGOTSKY, Lev. Semenovich. Obras escogidas. Tomo II. Madrid: Machado Libros, 2001a.
VIGOTSKI, Lev Semiónovich. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001b.
VIGOTSKI, Lev. Semenovich. Psicologia da arte. São Paulo: Martins Fontes, 2001c.
VYGOTSKY, Lev Semiónovich. Obras escogidas: História del desarrollo de las funciones psíquicas superiores. Tomo III. Madrid: Visor, 1995.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 BY NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja Manifesto Brasileiro de Apoio ao Acesso Livre à Informação Científica).