O SISTEMA ELKONIN-DAVYDOV COMO OBJETO DE ESTUDO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA BRASILEIRA

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Pedro Gabriel Ambrosio
Lucas Vieira Lemos
Ademir Damazio

Resumo

A teoria do ensino desenvolvimental tem uma de suas manifestações no sistema Elkonin-Davydov, que se constitui em objeto de estudo de vários grupos de pesquisa no contexto – científico e educacional – brasileiro. No presente estudo, ele se constitui em seu objeto com delimitação para as suas manifestações na educação matemática. O foco é dado para a presença de conceitos pertinentes ao materialismo histórico e dialético que explicitam o vínculo entre as bases filosóficas, pedagógicas e psicológicas do referido sistema, com recorte para o conceito teórico de número. Por isso, direciona-se pela seguinte questão: como as teses e dissertações produzidas em educação matemática, no Brasil, trazem a vinculação pedagógica/filosófica/psicológica na organização do ensino de conceitos matemáticos quando a base do estudo é a Teoria do Ensino Desenvolvimental manifestada no sistema Elkonin-Davydov? Trata-se de uma reflexão de cunho teórico bibliográfico, que é antecedida por um levantamento com base em dados de repositórios científicos brasileiros. No entanto, adota-se como referência uma tese de doutorado e duas dissertações de mestrado, por explicitarem conceitos de teor filosófico, pedagógico e psicológico, próprios do objeto de estudo. A exposição revela que os referidos estudos explicitam a complexidade e consistência teórica do modo geral de organização do ensino no sistema Elkonin-Davydov, na especificidade do ensino de matemática. Isso se revela ao contemplar a confluência entre as categorias, tais como: movimento do pensamento de redução do concreto ao abstrato e de ascensão do abstrato ao concreto, as necessidades pedagógicas e conceituais, bem como a não tricotomização entre as significações aritméticas, algébricas e geométricas.

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Como Citar
AMBROSIO, P. G.; VIEIRA LEMOS, L.; DAMAZIO, A. O SISTEMA ELKONIN-DAVYDOV COMO OBJETO DE ESTUDO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA BRASILEIRA. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, Brasil, v. 25, n. 1, p. 25 páginas, 2023. DOI: 10.18224/educ.v25i1.12440. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/12440. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos Temáticos
Biografia do Autor

Pedro Gabriel Ambrosio, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Mestrando em Educação pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (2022). Licenciado
em Matemática (UNESC). Professor do Estado de Santa Catarina.

Lucas Vieira Lemos, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Mestre em Educação pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (2014). Licenciado
em Matemática (UNESC). Bacharel em psicologia (UNESC). Professor do
estado de Santa Catarina.

Ademir Damazio, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Mestre em
Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1990). Licenciado em Matemática
(UNIPLAC). Pesquisador independente.

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