O SISTEMA ELKONIN-DAVYDOV COMO OBJETO DE ESTUDO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA BRASILEIRA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Downloads
Detalhes do artigo
Referências
ASBAHR, F., & OLIVEIRA, M. L. S. A. M. Inventário dos grupos brasileiros de pesquisa na teoria histórico-cultural a partir do Diretório de Grupos do CNPq. Obutchénie, 5 (2), p. 566-587, 2021. https://doi.org/10.14393/OBv5n2.a2021-61477
BÚRIGO, L. S. M. Necessidades emergentes na organização do ensino Davydoviano para o número negativo. 153 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina, Criciúma, 2015.
COSTA, M. A. A evolução histórica da noção de número. In: COSTA, M. A. (Org.). As ideias fundamentais da matemática e outros ensaios. 3. ed. São Paulo: Convívio, 1981. p. 217-224.
CUNHA, A. L. A. Conteúdos e metodologias no Ensino de Matemática nos Anos Iniciais do processo de escolarização no Brasil e na Rússia. (Tese de doutorado) – Pontíficia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2019.
DAVÍDOV, V. V. La enseñanza escolar y El desarrollo psíquico: investigación teórica y experimental. Tradução de Marta Shuare. Moscou: Editorial Progreso, 1988.
DAVÝDOV, V. V. Tipos de generalización en la enseñanza. Havana: Editorial Pueblo y Educación,1982.
FREITAS, D. O Movimento do Pensamento Expresso nas Tarefas Particulares Proposta por Davydov e Colaboradores para a Apropriação do Sistema Conceitual de Fração. 167 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma.2016.
HOBOLD, E. S. F. Proposições para o ensino da tabuada com base nas lógicas Formal e Dialética. 199 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Sul de Santa Catarina, Tubarão, 2014.
KOPNIN, P. V. A dialética como lógica e teoria do conhecimento. Tradução de Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.
LEONTIEV, A. N. Atividade, Consciência e Personalidade. Tradução de Maria Silvia Cintra Martins. Araraquara: Kindle, 2017.
MADEIRA, S. C. “Prática”: uma leitura histórico-crítica e proposições davydovianas para o conceito de multiplicação. 168 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma, 2012.
NAVARRO, E. R.; FILLOS, L. M. A perspectiva teórica de Davydov na Educação Matemática: um olhar analítico para teses e dissertações produzidas no Brasil. Revista Paranaense de Educação Matemática, Campo Mourão, v.6, n.11, p.142-160, Jul./Dez. 2017. Disponível em: <http://www.fecilcam.br/revista/index.php/rpem/article/view/1478>. Acesso em: 06 Nov. 2020.
PILIPENKO, N. V. Necesidad y casualidad. In: ROSENTAL, M. M.; STRAKS, G. M. (Org.). Categorias del materialismo dialectico. Tradução de Adolfo Sanchez Vazquez e Wenceslao Roces. México: Grijalbo, 1958. p. 124-155.
ROSA, J. E. Proposições de Davydov para o Ensino de Matemática no primeiro ano escolar: inter-relações dos sistemas de significações numéricas. 244 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Paraná, 2012.
ROSA, J. E.; DAMAZIO, A.; ALVES, E. S. B. Adição e subtração em Davydov. Boletim GEPEM, Rio de Janeiro, n. 63, p. 61-75, jul./dez., 2013.
ROSA, J. E.; DAMAZIO, A.; CRESTANI, S. Os conceitos de divisão e multiplicação nas proposições de ensino elaboradas por Davydov e seus colaboradores. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v.16, n.1, p. 167-187, 2014.
ROSENTAL, M. M. Princípios de Lógica Dialética. Tradução de Augusto Vidal Boget. Uruguai: Montevidéu, 1962.
SILVEIRA, G. M. Unidade entre Lógico e Histórico no movimento conceitual do sistema de numeração proposta por Davýdov e colaboradores para o ensino das operações da adição e subtração. 2015. 188 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Sul de Santa Catarina, Tubarão, 2015.
TALIZINA, N. F. Manual de Psicologia Pedagógica. Tradução de Yulia V. Solovieva e LuisQuintanar Rojas. San Luis Potosí: Facultad de Psicologia Universidad Autónoma de San Luis Potosí, 2000.
ГОРБОВ С. Ф.; МИКУЛИНА Г. Г.; САВЕЛЬЕВА О. В. Обучениематематике. 1 класс: Пособиедляучителейначальнойшколы (Система Д.Б. Эльконина – В.В. Давыдова). 2-е ида, перераб. - М.:ВИТАПРЕССб 2008. 128p.
ДАВЫДОВ, В. В. О. et al.Математика, 1-Kjiacc. Mockba: Mnpoc - Аргус, 1997.
ГОРБОВ, С. Ф.; ЗАСЛАВСКНЙ, В. М.; МОРОЗОВА, А. В.; ТАБЧНИКОВА, Н. Л. Обучениематематика: 5 класса. пособиедляучителя (система д. ъ. эльконина - в.в. давыдова)./. - м.: ВИТА - ПРЕСС, 2006. - 178 с.: ил.
ГОРБОВ, С. Ф.; ЗАСЛАВСКИЙ, В. М.; ЗАХАРОВА, О. А.; МОРОЗОВА, А. В.; ТАБАЧНИКОВА. Н. Л. Обучениематематике. 6класс:Пособиедляучителя (Система Д. Б. Эльконина — В. В. Давыдова). М.:Бита-Пресс, 2006a, 64p.
ГОРБОВ, С. Ф.; ЗАСЛАВСКНЙ, В. М.; МОРОЗОВА, А. В.; ТАБЧНИКОВА, Н. Л. математика: учебниктетрадьдля 5 классаобщеобразоват.учрежд. (система д. ъ. эльконина - в.в. давыдова). в 3 - х частях. часть 2. /. - 4-е изд - м.: ВИТА - ПРЕСС, 2011. - 80 с.: ил.