INDICADORES PARA EL DIAGNÓSTICO DE LA ACTIVIDAD DE ESTUDIO: UNA REVISIÓN DE ALCANCE

Conteúdo do artigo principal

Orlando Fernandez Aquino
Adriana Rodrigues

Resumo

Desde la década de 1960 se ha avanzado mucho en las investigaciones sobre la teoría de la Actividad de Estudio; pero no ha sucedido lo mismo con la teoría del Diagnóstico de este tipo de actividad. El objetivo es realizar una revisión de alcance sobre el tema del Diagnóstico de la Actividad de Estudio y proponer indicadores para esta tarea pedagógica en la escuela primaria. El método ha sido la revisión de alcance, de acuerdo con la Extensión PRISMA-ScR y su checklits. Los criterios de elegibilidad de las fuentes han sido los siguientes: a) que los artículos pertenezcan a uno o a varios de los tres grandes clásicos de la Teoría de la Actividad de Estudio: D. B. Elkonin, V. V. Davidov y V. V. Repkin; b) trabajar con artículos científicos, cuya primera publicación esté disponible en la Internet, en la lengua original; c) realizar la revisión de los textos completos en español o portugués, dadas las limitaciones de los investigadores para trabajar con las lenguas eslavas. Los resultados se presentan en nueve tablas, con su respectiva discusión; en consecuencia, se hace un análisis del concepto de Actividad de Estudio y se presentan dos conjuntos de indicadores para el Diagnóstico de ese tipo de actividad. En las conclusiones se destacan las respuestas dadas a las preguntas de investigación, se profundiza en los dos conjuntos de indicadores propuestos, así como en la complementariedad entre ellos, se apuntan caminos para nuevas revisiones sobre el tema y se destacan las limitaciones de la investigación. Enfatizase en la contribución del estudio para el desarrollo de la teoría y la práctica de la enseñanza desarrolladora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
AQUINO, O. F.; RODRIGUES, A. INDICADORES PARA EL DIAGNÓSTICO DE LA ACTIVIDAD DE ESTUDIO: UNA REVISIÓN DE ALCANCE. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, Brasil, v. 25, n. 1, p. 38 páginas, 2022. DOI: 10.18224/educ.v25i1.12264. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/12264. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos Temáticos
Biografia do Autor

Orlando Fernandez Aquino, UNIVERSIDADE DE UBERABA

Professor Superior de Espanhol e Literatura (1982); Doutor em Ciências Pedagógicas (Didática, 2002) pelo Instituto Superior Pedagógico ?Félix Varela? de Villa Clara, Cuba (homologado pela Universidade de São Paulo - USP - como Doutor em Educação). Pós-doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Durante mais de um quarto de século tem se dedicado à Educação Superior tanto em Cuba como no exterior, desempenhando diversas responsabilidades acadêmicas. Pesquisa nas áreas de Epistemologia, Didática, Trabalho Docente e Formação de Professores. Artigos, capítulos e livros de sua autoria têm sido publicados em Cuba, Brasil, Chile, Espanha, Portugal, Perú e México. Ex-Professor Titular da Universidade de Sancti Spiritus (UNISS), Cuba. Em 2006 foi Professor Visitante do Centro Universitário de Triângulo (UNITRI) de Uberlândia, MG. Entre 2009 e 2011 foi Professor Visitante da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), instituição na qual Coordenou a Proposta para a Implantação do Programa de Pós-graduação em Educação dessa Universidade. Na atualidade é Professor-pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da Universidade de Uberaba (UNIUBE). É Coordenador do Capítulo Brasil da REED/Rede de Estudos sobre Educação. Membro da International Study Association on Teachers and Teaching (ISATT) e da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação (ANPEd). É um dos Coordenadores da Coleção Biblioteca Psicopedagógica e Didática da EDUFU. Lidera o GEPIDE / Grupo de Estudos e Pesquisas em Instrução, Desenvolvimento e Educação, cadastrado no CNPq.

Adriana Rodrigues, Universidad de Uberaba (UNIUBE).

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. Mestre em Educação pela mesma Universidade. Professora de graduação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Uberaba.

Referências

DAVIDOV, Vasily V. Atividade de estudo e aprendizagem desenvolvimental. In: Teoria da Atividade de Estudo: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin. Livro I. Roberto Valdés Puentes, Cecília Garcia Coelho Cardoso, Paula Alves Prudente Amorim (org.) - 3. ed. Curitiba: CRV, [1996] 2021d, p. 247-264.

DAVIDOV, Vasily V. Conteúdo e estrutura da atividade de estudo. In: Teoria da Atividade de Estudo: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin. Livro I. Roberto Valdés Puentes, Cecília Garcia Coelho Cardoso, Paula Alves Prudente Amorim (org.). 3. ed. Curitiba: CRV, [1986] 2021c, p. 211-229.

DAVIDOV, Vasily V. Desenvolvimento Psíquico da criança. In: Teoria da Atividade de Estudo: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin. Livro I. Roberto Valdés Puentes, Cecília Garcia Coelho Cardoso, Paula Alves Prudente Amorim (org.). 3. ed. Curitiba: CRV, [1980] 2021b, p. 173-187.

DAVIDOV, Vasily V. Os problemas psicológicos do processo de aprendizagem dos estudantes. In: Teoria da Atividade de Estudo: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin. Livro I. Roberto Valdés Puentes, Cecília Garcia Coelho Cardoso, Paula Alves Prudente Amorim (org.). 3. ed. Curitiba: CRV, [1979] 2021a, p. 169-171.

DAVIDOV, Vasily V.; MÁRKOVA, Anastasia K. O conceito de atividade de estudo dos estudantes. In: Teoria da Atividade de Estudo: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin. Livro I. Roberto Valdés Puentes, Cecília Garcia Coelho Cardoso, Paula Alves Prudente Amorim (org.). 3. ed. Curitiba: CRV, [1989] 2021, p.189-210.

ELKONIN, Daniel B. Atividade de estudo: sua estrutura e formação. In: Teoria da Atividade de Estudo: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin. Livro I. Roberto Valdés Puentes, Cecília Garcia Coelho Cardoso, Paula Alves Prudente Amorim (org.). 3. ed. Curitiba: CRV, 2021c, p. 157-168.

ELKONIN, Daniel B. Estrutura da atividade de estudo. In: Teoria da Atividade de Estudo: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin. Livro I. Roberto Valdés Puentes, Cecília Garcia Coelho Cardoso, Paula Alves Prudente Amorim (org.). 3. ed., Curitiba: CRV, 2021b, p. 147-156.

ELKONIN, Daniel B. Questões psicológicas relativas à formação da atividade de estudo. In: Teoria da Atividade de Estudo: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin. Livro I. Roberto Valdés Puentes, Cecília Garcia Coelho Cardoso, Paula Alves Prudente Amorim (org.). 3. ed. Curitiba: CRV, 2021a, p. 139-141.

MOHER, David et al. Preferred reporting items for systematic review and meta-analysis protocols (PRISMA-P) 2015 statement. Systematic Reviews, v. 4, n.1, 2015. Disponible en: https://systematicreviewsjournal.biomedcentral.com/articles/10.1186/2046-4053-4-1 Acceso en: 06.06.2021.

PUENTES, Roberto V. O sistema Elkonin-Davidov-Repkin no contexto da didática desenvolvimental da atividade (1958-2015). In: Teoria da Atividade de Estudo: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin. Livro I. Roberto Valdés Puentes, Cecília Garcia Coelho Cardoso, Paula Alves Prudente Amorim (org.). 3. ed. Curitiba: CRV, 2021b, p. 55-82.

PUENTES, Roberto V. Sistema Elkonin-Davidov-Repkin: gênese e desenvolvimento da Teoria da Atividade de Estudo -TAE (1959-2018). In: Ensino desenvolvimental: sistema Elkonin, Davidov, Repkin. Roberto Valdés Puentes; Andréa Maturano Longarezi (org.) Campinas, SP: Mercado de Letras; Uberlândia: EDUFU, 2019, p. 123-159.

PUENTES, Roberto V. Teoria da atividade de estudo: estado da arte das pesquisas russas e ucranianas (1958-2018). In: Teoria da Atividade de Estudo: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin. Livro I. Roberto Valdés Puentes, Cecília Garcia Coelho Cardoso, Paula Alves Prudente Amorim (org.). 3. ed. Curitiba: CRV, 2021c, p. 83-136.

PUENTES, Roberto V. Uma nova abordagem da teoria da aprendizagem desenvolvimental. In: Teoria da Atividade de Estudo: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin. Livro I. Roberto Valdés Puentes, Cecília Garcia Coelho Cardoso, Paula Alves Prudente Amorim (org.). 3. ed. Curitiba: CRV, 2021a, p. 31-54.

PUENTES, Roberto, V; COELHO, Cecília G; AMORIN, Paula A. P. (org.) Teoria da Atividade de Estudo: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin. Livro I. 3. ed. Curitiba: CRV, 2021, 448 p.

REPKIN, Vladimir V. Aprendizagem desenvolvimental e atividade de estudo. In: Teoria da Atividade de Estudo: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin. Livro I. Roberto Valdés Puentes, Cecília Garcia Coelho Cardoso, Paula Alves Prudente Amorim (org.). 3. ed. Curitiba: CRV, [1997] 2021d, p. 363-404.

REPKIN, Vladimir V. Estrutura da atividade de estudo. In: Teoria da Atividade de Estudo: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin. Livro I. Roberto Valdés Puentes, Cecília Garcia Coelho Cardoso, Paula Alves Prudente Amorim (org.). 3. ed. Curitiba: CRV, 2021b, p. 321-328.

REPKIN, Vladimir V. Formação da atividade de estudo nos estudantes. In: Teoria da Atividade de Estudo: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin. Livro I. Roberto Valdés Puentes, Cecília Garcia Coelho Cardoso, Paula Alves Prudente Amorim (org.). 3. ed. Curitiba: CRV, 2021c, p.351-362.

REPKIN, Vladimir V. O conceito de atividade de estudo. In: Teoria da Atividade de Estudo: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin. Livro I. Roberto Valdés Puentes, Cecília Garcia Coelho Cardoso, Paula Alves Prudente Amorim (org.). 3. ed. Curitiba: CRV, 2021a, p.311-320.

REPKIN, Vladimir V. REPKINA, G. V. A questão da estrutura da atividade de estudo. In: Teoria da Atividade de Estudo: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin. Livro I. Roberto Valdés Puentes, Cecília Garcia Coelho Cardoso, Paula Alves Prudente Amorim (org.). 3. ed. Curitiba: CRV, 2021, p. 421-428.

REPKINA, G. V; ZAIKA, E. V. Diagnóstico del nivel de formación de los componentes básicos de la actividad educacional. Metodología de avaluación del nivel de formación de la actividad educativa (1993). Disponível em: https://studfile.net/preview/6188109/page:4/. Acesso em: 20.06. 2020.

TRICCO, Andrea C. et al. Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR) Checklist. 2018b. Disponible en: http://www.prisma-statement.org/documents/PRISMA-ScR-Fillable-Checklist_11Sept2019.pdf.

TRICCO, Andrea C. et al. PRISMA Extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR): Checklist and Explanation. Annals of Internal Medicine, n. 169, p. 467-473, 2018a. Disponible en: http://www.prisma-statement.org/Extensions/ScopingReviews. Acceso en: 05.06.2021.

ZAIKA, E. V.; REPKIN, V. V; REPKINA, G. V. Enfoque estrutural dos níveis de diagnóstico e de formação da atividade de estudo. In: Teoria da Atividade de Estudo: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin. Livro I. Roberto Valdés Puentes, Cecília Garcia Coelho Cardoso, Paula Alves Prudente Amorim (org.). 3. ed. Curitiba: CRV, 2021, p. 405-420.