MULHERES QUE CONQUISTARAM ESPAÇO E VOZ NA BÍBLIA: RESISTÊNCIAS AO PATRIARCALISMO
DOI:
https://doi.org/10.18224/cam.v21i3.13773Palavras-chave:
Mulher, Protagonismo, Feminino, Gênero, DignidadeResumo
O livro “Mulheres que conquistaram espaço e voz na Bíblia”, de Joel Antônio Ferreira, professor do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião (Mestrado e Doutorado) da Pontifícia Universidade Católica de Goiás é uma recente publicação e um marco na pesquisa bíblica brasileira. Ao longo de 220 páginas, organizadas em dois capítulos, o autor apresenta uma reflexão que resgata, a partir da Leitura Sociológica pelo Modelo Conflitual/Contradição, o protagonismo feminino na literatura bíblica. Esse modelo de leitura proposto no livro, não só evidencia o papel fundamental das mulheres na literatura bíblica, mas traz à luz alguns temas que foram “cristalizados” nos relatos bíblicos e que nem sempre correspondem à realidade dos fatos. Já na introdução do livro o autor pontua certos relatos bíblicos demonstrando que por trás do que foi redigido existe toda uma trama literária que foi evoluindo marcada por um contexto histórico, social e teológico. Toda essa conjuntura redacional da Bíblia era normalmente finalizada com o toque de um redator final, que não raro, através de “glosas” alterava o texto favorecendo uma leitura mais de acordo com os interesses dos poderosos.
Downloads
Referências
FERREIRA, Joel Antônio. Mulheres que conquistaram espaço e voz na Bíblia: resistências ao patriarcalismo. São Paulo: Paulus, 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 José Geraldo de Gouveia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 BY NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja Manifesto Brasileiro de Apoio ao Acesso Livre à Informação Científica).