RELIGIÕES POPULARES TRADICIONAIS E A BUSCA DE SENTIDO AO COTIDIANO DA VIDA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18224/cam.v21i3.13768

Palavras-chave:

RELIGIÕES POPULARES

Resumo

As religiões populares tradicionais existem e se manifestam de diversas formas e em cada uma delas assumem significados muito específicos e numinosos. Tais manifestações, refletem a contínua relação que o ser humano estabelece com o mundo ao seu redor, com a vida e consigo mesmo. O homo religius é um ser em existência que dá sentido e significado ao seu cotidiano, e o faz também por meio desse religare, que é o sentimento intrínseco de pertencimento ao cotidiano da vida. O que se percebe sobre esse conjunto de costumes e vivências religiosas, sejam eles de origem católica, indígena, africana, protestante, espírita, oriental, holística, pagã ou outros, é a força que a crença humana manifesta nas entidades, nos deuses, nas rezas, nos rituais que criam círculos de proteção em relação às mais diversas situações, cuja força humana não consegue por si só compreender e propor soluções.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Teles Lemos, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Doutorado em Ciências Sociais e da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (1998). Atualmente é professora titular da Pontifícia Universidade Católica de Goiás e coordenadora da Área de Avaliação da CAPES 44 - Ciências da Religião e Teologia, gestão 2023-2025.

Gilson Xavier de Azevedo, Universidade Estadual de Goiás

Pós-doutorado em Educação pela PUC Goiás (2020), instituição pela qual possui doutorado em Ciências da Religião. Filósofo pela FAEME, Pedagogo pela UVA-ACARAÚ e Teólogo pelo MACKENZIE. Pós-graduado em Administração Escolar e Coordenação Pedagógica pela UVA-RJ, em Ética e cidadania pela UFG, em Filosofia Clínica pelo Inst. Packter, em Neuropsicopedagogo e em Ensino de Filosofia e Sociologia pela Faculdade Cândido Mendes. Docente Efetivo da Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Quirinópolis (Concurso 2013); Docente convidado da Faculdade Quirinópolis.

Referências

MARTINS J de S. O senso comum e a vida cotidiana. Tempo soc [Internet]. 1998May;10(1):01–8.

WEBER, Max (2004). Economia e Sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva. 2. Vol. Trad. Regis Barbosa e Karen Elsabe Barbosa São Paulo: Editora UnB, Imprensa Oficial.

PARKER, Cristián. Religião Popular e modernização capitalista: outra lógica na América Latina. Trad. Attílio Bruneta. Petrópolis: Vozes, 1996.

Downloads

Publicado

06.12.2023

Como Citar

LEMOS, C. T.; AZEVEDO, G. X. de. RELIGIÕES POPULARES TRADICIONAIS E A BUSCA DE SENTIDO AO COTIDIANO DA VIDA. Caminhos - Revista de Ciências da Religião, Goiânia, Brasil, v. 21, n. 3, 2023. DOI: 10.18224/cam.v21i3.13768. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/13768. Acesso em: 13 out. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >> 

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.