RELIGIÕES POPULARES TRADICIONAIS E A BUSCA DE SENTIDO AO COTIDIANO DA VIDA
DOI:
https://doi.org/10.18224/cam.v21i3.13768Palavras-chave:
RELIGIÕES POPULARESResumo
As religiões populares tradicionais existem e se manifestam de diversas formas e em cada uma delas assumem significados muito específicos e numinosos. Tais manifestações, refletem a contínua relação que o ser humano estabelece com o mundo ao seu redor, com a vida e consigo mesmo. O homo religius é um ser em existência que dá sentido e significado ao seu cotidiano, e o faz também por meio desse religare, que é o sentimento intrínseco de pertencimento ao cotidiano da vida. O que se percebe sobre esse conjunto de costumes e vivências religiosas, sejam eles de origem católica, indígena, africana, protestante, espírita, oriental, holística, pagã ou outros, é a força que a crença humana manifesta nas entidades, nos deuses, nas rezas, nos rituais que criam círculos de proteção em relação às mais diversas situações, cuja força humana não consegue por si só compreender e propor soluções.
Downloads
Referências
MARTINS J de S. O senso comum e a vida cotidiana. Tempo soc [Internet]. 1998May;10(1):01–8.
WEBER, Max (2004). Economia e Sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva. 2. Vol. Trad. Regis Barbosa e Karen Elsabe Barbosa São Paulo: Editora UnB, Imprensa Oficial.
PARKER, Cristián. Religião Popular e modernização capitalista: outra lógica na América Latina. Trad. Attílio Bruneta. Petrópolis: Vozes, 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Carolina Teles Lemos, Gilson Xavier de Azevedo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 BY NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja Manifesto Brasileiro de Apoio ao Acesso Livre à Informação Científica).