ENSINO RELIGIOSO NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DE REFLEXÃO SOBRE O SENTIDO DE VIDA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18224/cam.v21i3.13286

Palavras-chave:

Educação, Componente curricular, Manifestações religiosas

Resumo

Este ensaio oferece uma proposta para que o Ensino Religioso encontre lugar no Ensino Médio. As Ciências da Religião possibilitam que o seu objeto de estudo, o fenômeno religioso, seja problematizado de forma crítica e reflexiva, a partir de processos de construção de sentidos. Considerando que no Ensino Médio os estudantes são provocados a pensar no seu projeto de vida, propõe-se uma aproximação entre Ensino Religioso e a abordagem existencial de Viktor Frankl. Para fundamentação da proposta, foi realizada uma pesquisa bibliográfica de livros e artigos científicos relacionados ao tema do presente ensaio e uma análise documental de normatizações que orientam a educação nacional e o Ensino Religioso na escola pública. Ao final deste estudo, demonstrou-se ser possível abordar o Ensino Religioso no Ensino Médio quando na construção de projetos de vida, tecendo uma relação com a busca por sentido de vida, presente em qualquer expressão religiosa e não religiosa.

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Biografia do Autor

Ana Caroline Cristino, Universidade Federal da Paraíba

Psicóloga (Universidade Federal do Ceará - UFC). Especialista em: Psicodrama Socioeducacional (Faculdade Sete de Setembro - FA7) e em Desenvolvimento Humano e Psicologia Positiva (Instituto de Pós-graduação e Graduação - IPOG). Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente (Universidade Estadual do Ceará - UECE). Doutoranda em Ciências das Religiões (Universidade Federal da Paraíba - UFPB). Realizou atividades laborais com ênfase em Psicologia Social no Centro de Semiliberdade Mártir Francisca ligado à Secretaria de Trabalho e Assistência Social (STDS) do Ceará e com ênfase em Psicologia Clínica na Medicina Preventiva do Hapvida. Atualmente é servidora pública no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), atuando como Diretora de Assuntos Estudantis nas áreas de Gestão e Psicologia Educacional.

Magno Xavier, Universidade Federal da Paraíba

Licenciado em Filosofia pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), Bacharelado em Teologia pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL) e pela Pontifícia Universidade Salesiana de Roma (UPS). Especialista em Estudos Judaicos pelo Seminário Rabínico Latino-americano Marshall T. Meyer de Buenos Aires e pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL), em Salesianidade pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), em Psicologia Analítica (Faculdade Unyleya) e em Filosofia da Religião (FAVENI). Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões na UFPB. Sua área de pesquisa integra História e Cultura Judaica, Educação, Ensino Religioso e Ciências das Religiões. Suas áreas de interesse são: Teologia; Religião e Pós-modernidade; Bíblia; Educação e Estudo das Religiões. Atualmente integra o grupo de estudo FIDELID, grupo de pesquisa voltado para a pesquisa em Educação e Religião.

Lusival Barcellos, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005). Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (1998). Graduado em Filosofia pela Universidade Católica do Paraná (1980); em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Colatina-ES (1984); em Teologia pelo Seminário Arquidiocesano da Paraíba Imaculada Conceição (1992). Atualmente é professor Associado III, Chefe do Departamento de Ciências das Religiões (DCR); atua também como professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões (PPGCR), da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência nas áreas de Educação, Culturas e Ciências das Religiões. Atua nos temas: ensino religioso, diversidade religiosa e cultural; religiosidades; etnoeducação e espiritualidades indígenas.

Cleyton Vasconcelos, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Ciências das Religiões pela Universidade Federal da Paraíba.

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Publicado

06.12.2023

Como Citar

CRISTINO, A. C.; XAVIER, M.; BARCELLOS, L.; VASCONCELOS, C. ENSINO RELIGIOSO NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DE REFLEXÃO SOBRE O SENTIDO DE VIDA. Caminhos - Revista de Ciências da Religião, Goiânia, Brasil, v. 21, n. 3, 2023. DOI: 10.18224/cam.v21i3.13286. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/13286. Acesso em: 15 out. 2024.