ENSINO RELIGIOSO NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DE REFLEXÃO SOBRE O SENTIDO DE VIDA
DOI:
https://doi.org/10.18224/cam.v21i3.13286Palavras-chave:
Educação, Componente curricular, Manifestações religiosasResumo
Este ensaio oferece uma proposta para que o Ensino Religioso encontre lugar no Ensino Médio. As Ciências da Religião possibilitam que o seu objeto de estudo, o fenômeno religioso, seja problematizado de forma crítica e reflexiva, a partir de processos de construção de sentidos. Considerando que no Ensino Médio os estudantes são provocados a pensar no seu projeto de vida, propõe-se uma aproximação entre Ensino Religioso e a abordagem existencial de Viktor Frankl. Para fundamentação da proposta, foi realizada uma pesquisa bibliográfica de livros e artigos científicos relacionados ao tema do presente ensaio e uma análise documental de normatizações que orientam a educação nacional e o Ensino Religioso na escola pública. Ao final deste estudo, demonstrou-se ser possível abordar o Ensino Religioso no Ensino Médio quando na construção de projetos de vida, tecendo uma relação com a busca por sentido de vida, presente em qualquer expressão religiosa e não religiosa.
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