A CRISE DO PERTENCIMENTO RELIGIOSO E O MOVIMENTO DOS DESIGREJADOS

Conteúdo do artigo principal

Júlio Cézar Adam
Denise Santana

Resumo

O objetivo deste artigo é descrever a crise do pertencimento religioso e o movimento dos desigrejados. A metodologia usada é a de revisão bibliográfica. O artigo está estruturado da seguinte forma: a primeira parte aborda a questão do pertencimento religioso. A segunda parte busca conceituar o fenômeno do desigrejamento, descrever os subgrupos existentes no movimento, as razões pelas quais as pessoas não querem congregar em instituições como a igreja, bem como as críticas que fazem à igreja institucional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
ADAM, J. C.; SANTANA, D. A CRISE DO PERTENCIMENTO RELIGIOSO E O MOVIMENTO DOS DESIGREJADOS. Caminhos - Revista de Ciências da Religião, Goiânia, Brasil, v. 20, n. 3, p. 354–365, 2022. DOI: 10.18224/cam.v20i3.12636. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/12636. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Dossiê / Dossier
Biografia do Autor

Júlio Cézar Adam, Faculdades EST

Doutor em Teologia pela Universidade de Hamburgo, Alemanha, e professor adjunto de Teologia Prática na Faculdades EST (São Leopoldo/RS).

Denise Santana, Faculdades EST

Doutoranda em Teologia pela Escola Superior de Teologia (EST). Mestrado em Teologia pela Escola Superior de Teologia (EST). Pós-graduação em MBA Gestão da Comunicação nas Organizações pela Universidade Católica de Brasília. Bacharelado em Comunicação Social, jornalismo, pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília. Licenciatura plena em História pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília. Bacharelado em Teologia pela Faculdade Evangélica de Brasília.

Referências

AZEVEDO, Israel Belo de. Gente cansada de igreja. São Paulo: United Press, 2010.

BARTZ, Alessandro; BOBSIN, Oneide; SINNER, Rudolf Von. Mobilidade religiosa no Brasil: conversão ou trânsito religioso. In: REBLIN, Iuri; SINNER, Rudolf Von (Orgs). Religião e Sociedade desafios contemporâneos. São Leopoldo: Editora Sinodal/EST, 2012.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

BOMILCAR, Nelson. Os sem igreja: buscando caminhos de esperança na experiência comunitária. São Paulo: Mundo Cristão, 2012.

BURKE, John. Proibida a entrada de pessoas perfeitas: um chamado à tolerância na igreja. São Paulo: Editora Vida, 2006.

CAMPOS, Idauro. Desigrejados: Teoria, história e contradições do niilismo eclesiástico. Rio de Janeiro: Bvbooks, 2017.

DEYOUNG, Kevin; KLUCK, Ted. Porque amamos a igreja. São Paulo: Mundo Cristão, 2010.

HANSEN, Collin. Igreja é essencial: redescobrindo a importância do corpo de Cristo. São José dos Campos: Fiel, 2021.

HERVIEU-LÉGER, Danièle. O peregrino e o convertido: a religião em movimento. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

LOPES, Augustus Nicodemus. Os desigrejados: São Paulo: Tempora Mores, 2010.

MACARTHUR, John. Com vergonha do evangelho: quando a igreja se torna como o mundo. São José dos Campos, São Paulo: Fiel, 2016.

RIBEIRO, F. A. S. Crise e emancipação no horizonte das espiritualidades não religiosas. Horizonte Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 12, n. 35, p. 654-657, 3 out. 2014.

SANTOS, Douglas Souza. Desigrejados: um caso de reconfiguração religiosa entre os evangélicos brasileiros no contexto da modernidade radicalizada. Rio de janeiro: Bonecker, 2018.

VIEIRA, José Álvaro Campos. Os sem-religião: aurora de uma espiritualidade não religiosa. Belo Horizonte: Editora PUC Minas, 2018.

VIOLA, Frank. Reimaginando a igreja. Brasília: Editora Palavra, 2009.