DITADURA DOS “BEM-NASCIDOS”: NECRO-POLÍTICA URBANA, EUGENIA E AUTORITARISMO NO BRASIL

Conteúdo do artigo principal

Marcelo Karloni da Cruz

Resumo

O objetivo desse trabalho é demonstrar a relação entre o que será doravante denominado de necro-política urbana, pensamento eugenista e autoritarismo no Brasil. Tal relação é capaz de influenciar as ações do Estado brasileiro na resolução das questões urbanas e na produção do espaço segregado. A demonstração se justifica sobretudo: 1). Pela necessidade de formação de uma agenda urbana afinada com os pressupostos das vias democráticas de preconizadas no estatuto das cidades de 2001; 2). Pela influência dessa mesma relação na formação dos urbanistas e do pensamento urbano como um todo e 3). Pelo pagamento de uma insolvência histórica com vítimas do pensamento eugenista no Brasil, a população negra e periféricas nas cidades brasileiras. Para tanto foi realizada a reconstituição da origem do pensamento eugenista no mundo e desdobramentos do seu debate. Em seguida se desconstrói a noção de que no Brasil teria se dado uma democracia racial. Finaliza a demonstração, na relação entre a ampliação da ação policial do Estado e a noção de necropolítica. Conclui que a relação entre a necro-política, o pensamento eugenista e o autoritarismo no Brasil, é agente produtora da segregação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
DA CRUZ, M. K. DITADURA DOS “BEM-NASCIDOS”: NECRO-POLÍTICA URBANA, EUGENIA E AUTORITARISMO NO BRASIL. Revista Baru - Revista Brasileira de Assuntos Regionais e Urbanos, Goiânia, Brasil, v. 8, n. 1, p. 19 páginas, 2022. DOI: 10.18224/baru.v8i1.9217. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/baru/article/view/9217. Acesso em: 28 mar. 2024.
Edição
Seção
Artigos / Articles
Biografia do Autor

Marcelo Karloni da Cruz, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS/CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO CAMPUS ARAPIRACA

Dr. em dinâmicas territoriais, desenvolvimento e regionalizações pelo programa de pós-graduação em geografia da Universidade Federal de Pernambuco. DOCENTE EFETIVO DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO CAMPUS ARAPIRACA

Referências

BRASIL. Presidência da República. Secretaria Geral. Mapa do encarceramento : os jovens do Brasil / Secretaria-Geral da Presidência da República e Secretaria Nacional de Juventude. – Brasília: Presidência da República, 2015.

BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Crime de Racismo e Antissemitismo: um julgamento histórico no STF, habeas corpus n.º 82.424/RS. Brasília: STF, 2004.

CALIXTO, Dodô. EUA têm mais negros na prisão hoje do que escravizados no século XIX. São Paulo: Brasil de fato, 2016. Disponível em: < https://www.brasildefato.com.br/2016/06/28/eua-tem-mais-negros-na-prisao-hoje-do-que-escravos-no-seculo-xix > Acesso em 10 Ago. 2021.

DOMINGUES, Octávio. A hereditariedade em face da educação 2. Ed. São Paulo: Melhoramentos, 1935.

DOMINGUES, Heloísa Maria Bertol; SÁ, Magali Romero; CLICK, Thomas (Orgs.). A recepção do darwinismo no Brasil. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2003 (História e saúde collection). Disponível em: < http://books.scielo.org/id/txcs6/pdf/domingues-9788575414965.pdf>. Acesso em: 14 Ago. 2021.

ENGELS, Friederich. A situação da classe trabalhadora na Inglaterra. São Paulo: Boitempo editorial, 2008.

FERNANDES, Florestan. A integração do negro na sociedade de classes. Rio de Janeiro: GB, 1964.

FREYRE, Gilberto. Casa grande e senzala: Formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal. 48.Ed. São Paulo: Global, 2003.

KARLONI, Marcelo. A ação do estado entre o alvorecer e o ocaso da utopia: Redução da pobreza e desigualdade no Brasil entre 1990 e 2014. Tese de doutorado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Pernambuco, 2017. 300 p.

SANCHETA, Paula. Quanto mais presos, maior o lucro. São Paulo: PUBLICA,2014. Disponível em: < https://apublica.org/2014/05/quanto-mais-presos-maior-o-lucro/ >. Acesso em 20 de agosto de 2021.

SILVA, Marcelo Penna da. O processo de urbanização carioca na 1ª República do Brasil no século XX: uma análise do processo de segregação social. ESTAÇÃO CIENTÍFICA (UNIFAP), Ano 08, n.1. Macapá, 2018.

VASCONCELOS, Pedro de Almeida. Contribuição para o debate sobre processos e formas socioespaciai nas cidades. In A cidade contemporânea: Segregação espacial. São Paulo: Contexto, 2016. p.17 a p. 35.

VENÂNCIO, Vinícius. A Questão Étnico-racial em Tempos de Crise”: que necropolítica é essa? Usos e abusos do conceito. In Boletim n. 23 – A questão étnico-racial em tempos de crise. São Paulo: ANPOCS,2020 Disponível em: < http://anpocs.com/images/stories/boletim/boletim_CS/Boletim_ER_023.pdf>. Acesso em 20 de agosto de 2021.

WACQUANT, Loic. Punir os pobres: a nova gestão da miséria nos Estados Unidos. Rio de Janeiro: Revan, 2003.