O Trânsito das Questões da Agenda Pública para a Governamental: a institucionalização da segurança alimentar nas políticas públicas

Autores

  • Joana Tereza Vaz de Mouras UFRN
  • Milenna Nicoletti UFRN

DOI:

https://doi.org/10.18224/baru.v2i2.5271

Resumo

Resumo: este artigo discute a entrada da Segurança Alimentar na agenda governamental a partir de uma confluência das demandas dos movimentos sociais e entidades da sociedade civil, combinada a uma prerrogativa governamental, abordando o conceito de estruturas de oportunidades políticas e constrangimentos e oportunidades estabelecidos pela configuração político-institucional compreendidos pela perspectiva neoinstitucionalista. Neste ínterim, o artigo apresenta um resgate histórico da consolidação da Segurança Alimentar no Brasil, objetivando explorar a evolução paulatina conferida à temática impulsionada pelos movimentos sociais e pelas instituições como propiciadoras de oportunidades políticas. Por conseguinte, são criadas inovadoras estruturas decisórias mais descentralizadas e flexíveis, a exemplo dos conselhos e das conferências como importantes mecanismos de integração entre diferentes interesses, contribuindo, dessa forma, para que a pauta da segurança alimentar tenha se expandido e ocupado um importante espaço nas agendas políticas culminando em um conjunto de ações institucionais idealizadas e projetadas mediante diversas políticas de combate à insegurança alimentar.
Palavras-chave: Segurança alimentar. Agenda governamental. Oportunidades políticas. Instituições. Políticas públicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joana Tereza Vaz de Mouras, UFRN

Professora no Programa de Pós-graduação em Estudos Urbanos e Regionais (PPGEUR) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). 

Milenna Nicoletti, UFRN

Mestranda no PPGEUR da UFRN.

Downloads

Publicado

19.12.2016

Como Citar

DE MOURAS, J. T. V.; NICOLETTI, M. O Trânsito das Questões da Agenda Pública para a Governamental: a institucionalização da segurança alimentar nas políticas públicas. Revista Baru - Revista Brasileira de Assuntos Regionais e Urbanos, Goiânia, Brasil, v. 2, n. 2, p. 176–189, 2016. DOI: 10.18224/baru.v2i2.5271. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/baru/article/view/5271. Acesso em: 13 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos