URBANIZAÇÃO NA AMAZÔNIA LEGAL: DINÂMICAS DE PAVIMENTAÇÃO EM ARAGUAÍNA – TO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18224/baru.v9i1.13069

Palavras-chave:

Araguaína. Pavimentação. Desigualdade intraurbana. Urbanização. Amazônia Legal.

Resumo

A pavimentação asfáltica é um dos eixos de reinvindicação de grupos sociais por direitos de bem-estar humano; e que reverbera nas condições de saúde, mobilidade, sensação de pertencimento social, diminuição de insegurança, entre outros aspectos que geram coesão social. Objetivou-se analisar as obras de pavimentação realizadas na cidade de Araguaína/TO, considerando que as decisões municipais de onde e como investir reafirmam os usos da cidade e critérios sobre prioridades de investimento. Para tanto realizou-se pesquisas com palavras-chave - asfalto, malha asfáltica, pavimentação - em dois portais locais de notícias online, AFnotícias e Araguaína Notícias, no período entre 2013-2022. Encontrou-se 72 notícias que passaram pela análise de conteúdo com o auxílio do software WebQDA e codificadas em 4 categorias: (re)capeamento asfáltico, responsabilização pelos problemas, reclamações e ciência como resposta. Identificou-se que nos primeiros anos as obras privilegiaram regiões centrais da cidade e que há mais reclamações nos setores mais periféricas, o que aumenta as desigualdades intraurbanas, contudo com o passar do tempo as obras alcançaram outras regiões de Araguaína.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Miguel Pacifico Filho, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Docente do mestrado em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais e do curso de Geografia da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Doutor e Mestre em História  pela UNESP. Graduado em História pela UFOP.

Thelma Pontes Borges, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Docente do mestrado em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais e do curso de Letras da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Doutora em Psicologia pela USP. Mestre em Educação pela UNICAMP. Graduada em Psicologia pela UNESP.

Karimy Emmilly Oliveira Fonseca, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Mestranda em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais da Universidade Federal do Norte do Tocantins. Advogada formada pela Faculdade Católica Dom Orione.

Referências

ANTERO, Roberto. Urbanização pela migração em Araguaína (TO). Caminhos de Geografia, Uberlândia v. 17, n. 59, p. 228–24, set. 2016.

ARRAIS, Tadeu Alencar, CASTILHO, Denis e AURÉLIO NETO, Onofre Pereira. Integração nacional e fragmentação regional: o sentido territorial da BR – 153 no centro-norte brasileiro. GEOgraphia, Rio de Janeiro, nº 36, p. 62 -85, 2016.

BARBOSA, Susana. Jornalismo online: dos sites noticiosos aos portais locais. In: Anais do XXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Intercom. Campo Grande, 2001. Disponível em: <http://www.bocc.ubi.pt/pag/barbosa-suzana-jornalismo-online.pdf,>. Acesso em: 18 set. 2022.

BARBOSA, Suzana. A informação de proximidade no jornalismo on-line. Contracampo - Brazilian Journal of Communication, Dossiê Tecnologias, n. 7, p. 47-64, 2002.

BARROS, José D’Assunção. “Fixos e fluxos: revisitando um par conceitual.” Cuadernos de Geografía: Revista Colombiana de Geografía. 29 (2): 493-504, 2020.

BECKER, Bertha K. Uma hipótese sobre a origem do fenômeno urbano numa fronteira de recursos do Brasil. Revista Brasileira de Geografia. Rio de Janeiro, ano 40, nº 1, p.111-122, 1978.

BECKER, Bertha K. A amazônia como um território estratégico e os desafios às políticas públicas. In: SIFFERT FILHO, Nelson Fontes et al. Um olhar territorial para o desenvolvimento: Amazônia. Rio de Janeiro: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, p. 396-401, 2014.

CARLOS, Ana Fani Alessandri, VOLOCHKO, Danilo, ALVAREZ, Isabel Pinto. A cidade como negócio. São Paulo: Contexto, 2020.

DA FONTE, Karina Furini. A produção do espaço regional Amazônico no contexto da internacionalização do capital: das commodities ao desenvolvimento sustentável. In: PEGADA – A Revista da Geografia do Trabalho. Presidente Prudente, SP. vol. 18 n.2, Maio-Agosto/2017, p.92-111. Disponível em: Vista do A PRODUÇÃO DO ESPAÇO REGIONAL AMAZÔNICO NO CONTEXTO DA INTERNACIONALIZAÇÃO DO CAPITAL: DAS COMMODITIES AO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (unesp.br). Consultado em 17 set. 2022.

FERNANDES, Mário Luiz. A força da notícia local: a proximidade como critério de noticiabilidade. In: IX Colóquio Internacional de Comunicação para o Desenvolvimento

Regional, 2004, Araçatuba. IX Colóquio Internacional de Comunicação para o Desenvolvimento Regional - Anais 2004. São Paulo : Cátedra Unesco/Umesp, 2004. v.

p. 01-17.

HARVEY, David. A produção capitalista do espaço. São Paulo: Annablume, 2005

JORGE, Thaïs de Mendonça. Como trabalhar com a notícia em rede. Sugestões de metodologia da pesquisa em jornalismo digital. In: Anais do V Congresso da Associação Brasileira dos Pesquisadores em Jornalismo - SBPJor, Aracaju, SE, 2007. Disponível em: (99+) Como trabalhar com a notícia em rede. Sugestões de metodologia da pesquisa em jornalismo digital. | Thais M Jorge - Academia.edu . Acesso em: 04 de jan. 2023.

LÁZARO, Bruno de Oliveira. Teoria das ruas completas aplicada à avaliação da infraestrutura de sistemas urbanos de transporte. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Uberlândia, Pós-graduação em Engenharia Civil, 2022

LIMONAD, Ester. Reflexões sobre o espaço, o urbano e a urbanização. In: GEOgraphia – Ano 1 – No 1 – 1999.

MAIA, Doralice Sátyro. A morfologia urbana no movimento da modernidade. Anais do X Encontro de Geógrafos da América Latina – 20 a 26 de março de 2005 – Universidade de São Paulo.

MARICATO, Ermínia. As ideias fora do lugar e o lugar fora das ideias – planejamento urbano no Brasil. In: VÉRAS, Maura Pardini B (org.). Desigualdades urbanas, segregação, alteridade, e tensões em cidades brasileiras. Jundiaí, Paco, 2018.

MENDES, Silvia, SELIGMAN, Laura. A construção do conteúdo jornalístico on-line em Itajaí. Anais do XI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul – Novo Hamburgo – RS 17 a 19, p. 1-15, 2010. Disponível em: (1) A Construção Do Conteúdo Jornalístico on-Line Em Itajaí1 | Laura Seligman - Academia.edu. Acesso em 13 out. 2022.

NAHUM, João Santos. Espaço e Política: a representação de Amazônia nos planos de desenvolvimento. In: COUTO, Aiala Colares, SANTOS, Tiago Veloso, RIBEIRO, Wilame de Oliveira (orgs.). Amazônia: fronteiras, grandes projetos e movimentos sociais. Belém: EDUEPA, 2019.

OLIVEIRA, Claudio Antônio Alves de, ALMEIDA, Willian Mateus de Sousa. Análise da pavimentação asfáltica do DNIT e do município de Gurupi – TO. Research, Society and Development, v. 11, n. 7, p. 1 - 7, 2022.

RABAIOLLI, Brunam, MEDVEDOVSKI, Nirce Saffer. A pavimentação proporcionando melhorias no espaço urbano e na qualidade de vida do usuário. Anais do 2º Congresso Internacional Sustentabilidade e Habitação de Interesse Social, p. 1 – 3. Porto Alegre, de 28 a 31 de maio de 2012

ROSUMEK, G. B.; GERALDO, E. J.; BROD, M. Hábitos de consumo de notícias em meios digitais dos moradores de Blumenau/SC. REIS – Revista de Extensão e Iniciação científica da UNISOCIESC, Blumenau- SC, v.8, n.1, p. 1- 15, 2021.

SANTOS, Milton. O espaço dividido. São Paulo: edUSP, 1979.

SANTOS, Milton. A urbanização brasileira. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2020.

SERPA, Ângelo. O espaço público na cidade contemporânea. São Paulo: Contexto, 2020.

SPOSITO, Maria Encarnação B. Capitalismo e urbanização. São Paulo, Contexto, 1988.

TAVARES, Érica Alves de Oliveira et. al. Sites/portais de notícia do interior do Pará: estudo exploratório na Região Imediata de Parauapebas. Anais do XVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Intercom. Vilhena, RO, 2018. Disponível em: R59-0226-1.pdf (portalintercom.org.br)... Acesso em 04 jan. 2023.

TRINDADE-JÚNIOR, Saint-Clair Cordeiro. Cidades e centralidades urbanas na Amazônia: dos diferentes ordenamentos territoriais ao processo de urbanização difusa. Revista Cidades, Presidente Prudente – SP, vol. 12, n21, p. 305-334, 2015.

VALENÇA, Gabriel, SANTOS, Enilson. A relação entre o conceito de ruas completas e a Política Nacional de Mobilidade Urbana: aplicação a um projeto viário em Natal-rn, Brasil. EURE, vol. 46, n.. 139, p. 73-89, 2020.

VÉRAS, Maura Pardini B (org.). Desigualdades urbanas, segregação, alteridade, e tensões em cidades brasileiras. Jundiaí, Paco, 2018.

Downloads

Publicado

25.01.2023

Como Citar

PACIFICO FILHO, M.; BORGES, T. P.; FONSECA, K. E. O. URBANIZAÇÃO NA AMAZÔNIA LEGAL: DINÂMICAS DE PAVIMENTAÇÃO EM ARAGUAÍNA – TO. Revista Baru - Revista Brasileira de Assuntos Regionais e Urbanos, Goiânia, Brasil, v. 9, n. 1, p. 21 págs., 2023. DOI: 10.18224/baru.v9i1.13069. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/baru/article/view/13069. Acesso em: 23 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos