A PROBLEMÁTICA DA TEORIA CRÍTICA DA MÍDIA DE DOUGLAS KELLNER

Otávio Daros

Resumo


Douglas Kellner é um nome importante nos estudos de mídia nos Estados Unidos. O autor apresenta-se como um teórico crítico, que não se apropriou apenas do legado frankfurtiano, mas também viu relevância nos estudos culturais britânicos e nas teorias pós-modernas francesas, especialmente nas ideias de Guy Debord. O material apresentado a respeito de Kellner é comentado, interpretado e criticado, vendo como ocorreu a recepção de suas ideias no mundo acadêmico. Em conclusão, somos levados a pensar que o modelo teórico de Kellner é sobretudo conflituoso, pois reflete a dinâmica da própria sociedade norte-americana.

Palavras-chave


Douglas Kellner; Estudos de mídia; Teoria crítica da mídia

Texto completo:

PDF

Referências


BOYD-BARRETT, Oliver. Book review: media spectacle and insurrection, 2011: from the Arab uprisings to occupy everywhere. Journalism and Mass Communication Quarterly, v. 90, p. 615-617, 2013. Disponível em: https://bit.ly/2HHEA8S. Acesso em 8 fev. 2019.

FOOTE, Joe S. Reviewed work: television and the crisis of democracy. The American political Science Review, v. 86, n. 1, p. 241-242, 1992. Disponível em: https://bit.ly/2vySh51. Acesso em 8 fev. 2019.

GOODING, Charles. Review: media spectacle and the crisis of democracy: terrorism, war, and election battles by Douglas Kellner. UCLA Journal of Education and Information Studies, Los Angeles, 2006. Disponível em: https://bit.ly/2F6zKwo. Acesso em: 8 abr. 2019.

HOENISCH, Steve. An analysis of Kellner's theory of media culture. Criticism, 1998. Disponível em: https://bit.ly/2qMfsEk. Acesso em 6 abr. 2019.

KELLNER, Douglas. Herbert Marcuse and the crisis of Marxism. Berkeley: University of California Press, 1984.

KELLNER, Douglas; RYAN, Michael. Camera politica: the politics and ideology of contemporary Hollywood film. Bloomington: Indiana University Press, 1988.

KELLNER, Douglas. Critical theory, Marxism, and modernity. Cambridge: Polity Press, 1989.

KELLNER, Douglas. Television and the crisis of democracy. Boulder: Westview Press, 1990.

KELLNER, Douglas. A cultura da mídia – estudos culturais: identidade e política entre o moderno e o pós-moderno. Bauru: EDUSC, 2001 [1995].

KELLNER, Douglas. Media spectacle. Londres: Routledge, 2003.

KELLNER, Douglas. Media spectacle and the crisis of democracy: terrorism, war, and election battles. Londres: Routledge, 2005.

KELLNER, Douglas. American nightmare: Donald Trump, media spectacle, and authoritarian populism. Boston: SensePublishers, 2016.

LUNDBY, Knut. Media culture: cultural studies, identity and politics between the modern and the postmodern. Acta Sociologica, v. 39, p. 244-248, 1996. Disponível em: https://bit.ly/2HpoYmP. Acesso em: 8 fev. 2019.




DOI: http://dx.doi.org/10.18224/pan.v10i2.8670

Rodapé - Panorama
 

Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição Não Comercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0)


PANORAMA | Comunicação Social | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | e-ISSN 2237-1087 | Qualis CAPES Preliminar 2019 = B2