CONSUMO, MODA E EFEMERIDADE: O COMPORTAMENTO DE COMPRA DE VESTUÁRIO EM SÃO LUÍS/MA

Marcelo Pereira da Silva, Vyllena Victória Carneiro de Albuquerque

Resumo


O consumo é um processo sociocultural que (re)estrutura as dinâmicas sociais na ambivalente modernidade líquida, assim como o hedonismo e o individualismo conformam o consumidor contemporâneo. Colocamos em tela as relações simbólico-afetivas que envolvem sujeitos, marcas e signos/objetos, desenvolvendo um estudo, por meio de metodologia quali-quantitativa, que analisa elementos motivacionais ligados ao comportamento de compra de vestuário na cidade de São Luís, Maranhão. Inferimos que a inclinação a associar os itens de vestuário a elementos intangíveis e afetivos causam bem estar, felicidade e elevação da autoestima, ainda que de modo efêmero.

Palavras-chave


Consumo. São Luís. Vestuário. Moda.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18224/pan.v10i2.8506

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