"O NOSSO ORGULHO É NUNCA TER DESAPONTADO VOCÊ": AS PROPAGANDAS TELEVISIVAS DA VOLKSWAGEN E A DITADURA MILITAR DE 1964

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Jean Carllo de Souza Silva

Resumo

Em 1970, o Brasil estava no ápice do recrudescimento da ditadura militar de 1964. Nessa mesma década, algumas ações publicitárias, oficiais ou não, se tornaram centrais para a divulgação de produtos e serviços, mas, também, na difusão do ideário dos militares. É nesse sentido que este artigo analisa a campanha de lançamento do automóvel Fusca, da Volkswagen. Para tanto, partimos do pressuposto que as campanhas da montadora se configuravam como propaganda, embora dissimulada, do governo autoritário e do seu discurso nacionalista desenvolvimentista.

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Como Citar
SOUZA SILVA, J. C. de. "O NOSSO ORGULHO É NUNCA TER DESAPONTADO VOCÊ": AS PROPAGANDAS TELEVISIVAS DA VOLKSWAGEN E A DITADURA MILITAR DE 1964. Revista Panorama - Revista de Comunicação Social, Goiânia, Brasil, v. 10, n. 1, p. 25–30, 2020. DOI: 10.18224/pan.v10i1.8370. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/8370. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Artigos / Articles
Biografia do Autor

Jean Carllo de Souza Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG.

Graduado em Comunicação Social - Jornalismo (FESP). Mestre em História (UFU). Professor da Universidade do Estado de Minas Gerais - unidade Passos, atuando nos cursos de Jornalismo e Comunicação Social - Publicidade e Propaganda. É pesquisador dos seguintes grupos de pesquisa: Labiam e GEIND, ambos da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG, e Design, Comunicação, Tecnologia sediado na Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP.

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Vídeo 3: “O nosso orgulho é nunca ter desapontado você”. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=0dRih_HB7XU Acessado em 26 de maio de 2020.