EXPORTAÇÃO OU CONSUMO: ASPECTOS DA TELEVISÃO BRASILEIRA NA CRISE DA CARNE BOVINA

Ana Carolina Rocha Pessôa Temer, Simone Antoniaci Tuzzo

Resumo


No final de 2019 o brasileiro teve que fazer uma drástica mudança de hábito alimentar com o vertiginoso aumento do preço da carne, item básico no prato tradicional do Brasil. Com isso, programas jornalísticos e programas de entretenimento passaram a incluir em sua agenda informações sobre preços, estratégias de consumo, receitas e demais informações sobre como agir em momento de transformação de consumo. Neste sentido esse artigo faz uma análise de como esses conteúdos servem de modais – elementos condutores – para a introdução de novos hábitos de consumo/alimentação. Com essa finalidade foram analisados telejornais locais do Estado de Goiás, que está inserido em uma região de grande tradição agropecuária; telejornais matinais nacionais e matérias de serviço inseridas em programas de entretenimento voltado predominantemente para o público feminino.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18224/pan.v10i1.8354

Rodapé - Panorama
 

Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição Não Comercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0)


PANORAMA | Comunicação Social | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | e-ISSN 2237-1087 | Qualis CAPES Preliminar 2019 = B2