A DISPUTA PELO PODER POLÍTICO EM MEIO À PANDEMIA DE COVID-19: ANÁLISE DO CONFRONTO ENTRE JOÃO DORIA E JAIR BOLSONARO

Mateus da Cunha Santos, Maria Ivete Trevisan Fossá

Resumo


A crise acarretada pelo novo coronavírus tem apresentado uma série de desafios à comunidade internacional, mas também evidencia disputas pelo poder político. No Brasil, essa constatação pode ser evidenciada no confronto entre João Doria, governador de São Paulo, e Jair Bolsonaro, presidente do Brasil, que, desde o início da pandemia, têm trocado uma série de acusações. O conflito poderia representar apenas visões diferentes em relação a como lidar com a crise, mas seus discursos sugerem que a disputa entre os dois governantes é, também, eleitoral. Nesse quadro, a proposta do artigo é analisar o confronto discursivo entre João Doria e Jair Bolsonaro em meio à pandemia de COVID-19. Por meio de Análise do Discurso, constatamos que o conflito não se resume a quem está falando a verdade e agindo da forma correta em relação à crise, mas se estende ao campo da moralidade. Com frequência, o embate discursivo se resume a estigmatização do adversário, apelando ao uso de expressões com teor difamatório e à construção de imagens pejorativas.

Palavras-chave


poder político; COVID-19; discurso; João Doria; Jair Bolsonaro.

Texto completo:

PDF

Referências


ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Tradução de Torrieri Guimarães. São Paulo: Martin Claret, 2013.

________. Retórica. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2005.

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil, 1989.

CHARAUDEAU, Patrick. A conquista da opinião pública: como o discurso manipula as escolhas políticas. São Paulo: Contexto, 2016.

________. Discurso Político. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2015.

________. O discurso propagandista: uma tipologia. In: MACHADO, Ida Lucia & MELLO, Renato. Análises do Discurso Hoje, vol. 3. Rio de Janeiro: Nova Fronteira (Lucerna), 2010. Disponível em: .

MAINGUENEAU, Dominique. A propósito do ethos. In: MOTTA, Ana Raquel & SALGADO, Luciana (Orgs.). Ethos discursivo. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2008a.

________. Análise de textos de comunicação. 5.ed. São Paulo: Cortez, 2008b.

ORLANDI, Eni. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. 3. ed. Campinas: Pontes, 2001.




DOI: http://dx.doi.org/10.18224/pan.v10i1.8297

Rodapé - Panorama
 

Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição Não Comercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0)


PANORAMA | Comunicação Social | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | e-ISSN 2237-1087 | Qualis CAPES Preliminar 2019 = B2